O curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove até esta sexta-feira (20/09) a 33ª Semana de Comunicação (Secom). O evento, que começou no último dia 16, possui como tema “Jornalismo e Reconstrução do Diálogo Público”. Ao longo da semana estão sendo promovidas palestras abertas à comunidade, oficinas e visitas técnicas. Foram recebidas 110 inscrições de forma gratuita.
No segundo dia de evento, foi realizada a palestra “Cobertura da violência sexual de crianças e adolescentes: desafios e possibilidades”, com a jornalista e professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Lynara Ojeda. Por meio das discussões trazidas pela palestrante, os estudantes e professores compreenderam a importância do desenvolvimento da sensibilidade jornalística, o compromisso social da profissão e os fenômenos relacionados aos direitos humanos e das crianças.
Nesta quinta-feira (19/09), o repórter e crítico, Pedro Alexandre Sanches, participa da palestra “Profissão: jornalista cultural”. Na sexta-feira, o jornalista Rodrigo Menegat, repórter da empresa de radiodifusão da Alemanha Deutsche Welle, discute “Jornalismo de dados em pequenas redações”.
Entre as oficinas ofertadas os estudantes puderam aprender sobre pesquisa no banco de dados do IBGE, fotografia analógica, crítica de cinema, diagramação e práticas jornalísticas antirracistas. Os acadêmicos também conheceram rádios, canais de televisão e jornais de Ponta Grossa e Curitiba, além de espaços históricos e culturais.
A professora e coordenadora da edição, Graziela Bianchi, explica que a organização procurou diversificar as ações ofertadas, através da presença de profissionais e atividades de diferentes áreas do jornalismo, que não estão presentes no cotidiano dos estudantes. “O que é oportunizado em eventos como a Semana de Comunicação representa a possibilidade de estabelecer novos diálogos e aprendizados. Por considerar a importância desses espaços é que nos esforçamos para viabilizar esse tipo de vivência”, destaca.
A acadêmica de jornalismo Maria Eduarda Leme participa das atividades da 33ª Semana de Comunicação e demonstra expectativas para conhecer novas áreas da profissão. “A experiência é sempre enriquecedora, ouvir profissionais falando sobre as áreas que seguiram após a formação é muito interessante”, expõe. Para ela, o evento colabora para que os estudantes se descubram dentro da profissão. “Muitos acadêmicos entraram em jornalismo pensando em atuar apenas em uma área, mas a partir da Secom é possível descobrir mais possibilidades dentro do mercado de trabalho que nos faz repensar sobre que caminhos podemos tomar após a formação”.
O evento é realizado pelo Departamento de Jornalismo, junto à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), projeto Elos (Jornalismo, direitos humanos e formação cidadã), Mestrado em Jornalismo e Setor de Ciências Sociais Aplicadas. As ações ofertadas nesta semana foram planejadas por professores e estudantes, que foram convidados a participar da organização. “É uma oportunidade importante para os alunos exercitarem habilidades que vêm sendo desenvolvidas e que serão demandadas em suas atuações profissionais futuras”, comenta a coordenadora do evento.