02/04/2024

Grupo RIC faz cortes e promove demissões em série na semana do dia do jornalista

Cerca de dez profissionais do jornalismo foram demitidos pela Rede Independência de Comunicação (RIC), afiliada da Record no Paraná, nesta terça-feira (02/04), faltando menos de uma semana para o dia da e do jornalista. Entre os desligados estão apresentadores, editores, repórteres e repórteres cinematográficos. A empresa, que recentemente tornou pública a intenção de promover vários investimentos em sua estrutura, também demitiu trabalhadores de outras áreas. O ‘facão’ é estimado em pelo menos 80 desligamentos em todo o Estado.

Diretores do Sindijor já estão orientando jornalistas demitidos com relação aos procedimentos para garantir acompanhamento sindical na homologação das rescisões. Procurado pelo Sindicato, o setor de Recursos Humanos da empresa alegou que “o grupo está passando por uma reestruturação interna, com redução e substituição de quadro em todas as empresas do Grupo RIC. É com muito pesar que estamos realizando essas adequações, mas é um momento do qual o negócio está atravessando”.

O SindijorPR irá oficiar a empresa para obter a relação integral de demissões no Jornalismo e se solidariza às e aos profissionais demitidos. A estrutura do Sindicato estará à disposição das e dos trabalhadores, não apenas para a revisão das rescisões, mas também, para avaliar outras ações que possam ser necessárias em cada caso.

É lamentável que as empresas de Comunicação do Estado, mais uma vez, coloquem o lucro na frente de outras questões, inclusive, no que se refere à preocupação com a qualidade da informação que é disponibilizada aos paranaenses. Em solidariedade a todas e todos os profissionais demitidos, reiteramos: “Jornalismo se faz com jornalistas”.

Situação no interior do Paraná

O Sindijor Norte PR também acompanha as demissões da RICtv desta terça-feira e se solidariza com os profissionais demitidos. A orientação é que os jornalistas peçam acompanhamento sindical nas rescisões. É incompreensível que a empresa, afiliada da Record no Paraná, justifique investimentos com demissão de mão de obra.

Autor:SindijorPR e Sindijor Norte PR