23/03/2023

FENAJ e Sindicatos de Jornalistas lançam campanha pela aprovação da PEC do Diploma

SindijorPR integra os esforços para sensibilizar parlamentares e dialogar com a sociedade sobre a importância da medida

No atual cenário de deterioração da qualidade das notícias e seu impacto no direito à informação e na democracia brasileira, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) retomou nesta quinta-feira (23/03) a luta pela volta da obrigatoriedade do diploma em Jornalismo como critério único e impessoal de acesso à profissão. A ação recebe o apoio dos 31 Sindicatos de Jornalistas afiliados à Federação, incluindo o SindijorPR.

A necessidade de uma formação sólida, que garanta conhecimentos teóricos, competências e habilidades técnicas e comprometimento ético ao profissional é uma consequência lógica da defesa do Jornalismo e da profissão de jornalista. A categoria sofreu um golpe do Judiciário brasileiro, que atendeu as entidades representativas da grande mídia e extinguiu a exigência do diploma para o exercício da profissão, numa decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2009.

Em 2012, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) restabelecendo essa exigência foi aprovada no Senado, por ampla maioria de votos. Mas a chamada PEC do Diploma está parada na Câmara dos Deputados. O objetivo da FENAJ e dos Sindicatos de Jornalistas é mobilizar o parlamento para que essa matéria seja aprovada.

Neste sentido, o SindijorPR pede às e aos jornalistas associados para que apoiem a luta pela volta do diploma, inclusive, ajudando os dirigentes sindicais na sensibilização junto às e aos deputadas/os federais de cada Estado. As ações foram debatidas em uma Plenária realizada nesta semana e, entre outras iniciativas, prevê a criação dos Comitês Estaduais e Municipais de Luta pela PEC do Diploma.

Autor:FENAJ Fonte:Federação Nacional dos Jornalistas