31/10/2023

FNDC: Exclusão do Canal Brasil de Fato RS pelo YouTube viola a Constituição Federal

O Fórum Nacional Pela Democratização da Comunicação (FNDC) vem a público repudiar a exclusão do canal Brasil de Fato RS do YouTube nesta segunda-feira (30/10). Hoje (31/10), a plataforma confirmou a exclusão e informou que o canal não será restabelecido.

De acordo com a editora-chefe do veículo, Katia Marko, a plataforma removeu o canal sem nenhuma explicação além da mensagem genérica padrão sobre "violações graves ou repetidas" da "políticas de spam, práticas enganosas e golpes".

Marko explica que a mensagem da plataforma foi respondida imediatamente, solicitando uma reconsideração. "Como a produção mais recente – o podcast De Fato – ingressou na rede no último sábado (28/10), supõe-se que a decisão possa ter alguma relação com ela, embora nada do que foi nela veiculado confronte as determinações do Youtube", explica a editora-chefe.

O conteúdo da última publicação foi uma entrevista com o cientista político Bruno Lima Rocha, que abordou as eleições na Argentina e a crise no Oriente Médio.

A postura da plataforma é uma inadmissível violação da liberdade de expressão, de informação e da liberdade de imprensa. Não é de hoje que essa e outras plataformas excluem páginas e postagens sem transparência nenhuma e sem qualquer direito de defesa por parte dos usuários.

Por outro lado, prosperam, nessas mesmas redes, canais que promovem desinformação e notícias falsas de teor direitista e até mesmo fascista. O Brasil precisa regular as big techs imediatamente.

Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

Nota de Edição: Ainda na noite desta terça-feira (31/10), após a intensa mobilização que tomou conta do país, o Brasil de Fato RS conseguiu recuperar seu canal na plataforma. Mais detalhes aqui

Fonte:Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação