29/09/2023

Instituto Tornavoz apresenta proposta para defesa de jornalistas processados

Reunião organizada pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) contou com a participação do diretor de Imagem do SindijorPR, Dionei Santos

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) apresentou esta semana aos sindicatos de jornalistas de todo o Brasil o Instituto Tornavoz, que nasce com a proposta de prover auxílio técnico e financiar a defesa de jornalistas que estejam sofrendo processos judiciais em virtude do exercício de sua liberdade de expressão e que não tenham condições de contratar defesa especializada.

Como os recursos são limitados, será dada prioridade aos casos que envolvam temáticas ligadas a grupos historicamente marginalizados, tais como mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+, que estejam afastadas de grandes centros, e aos veículos que se dediquem a tais temáticas.

O diretor de imagem do SindijorPR, Dionei Santos, participou da reunião e trouxe a perspectiva do Instituto. “Todo e qualquer jornalista, ou até mesmo o próprio Sindicato podem solicitar uma análise ou apoio em todos casos mencionados. Estes serão avaliados e encaminhados para as assessorias de sua preferência ou indicadas pelo Instituto Tornavoz”, observa.

O Instituto

O Instituto Tornavoz se propõe a garantir a defesa jurídica para aqueles que sofrem processos em razão do exercício da manifestação do pensamento e da expressão, o que frequentemente afeta jornalistas. A advogada Tais Gasparian, que há mais de 30 anos trabalha com profissionais de Jornalismo e veículos de comunicação, reuniu um grupo de advogados com formação específica nessa área e se dispõe a atuar em diversas frentes para apoiar pessoas e profissionais de Direito envolvidos em demandas que tratem dessas questões.

Os jornalistas podem acessar o site do instituto diretamente para registrar requerimento.

*Com informações do Instituto Tornavoz

Autor:SindijorPR*