O SindijorPR e o Sindijor Norte PR, em parceria com a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), iniciam hoje a divulgação em série dos apoios parlamentares à PEC 206/2012, que restabelece o Diploma de Jornalista como critério de acesso à profissão. Além da lista com os nomes dos 19 deputados e deputadas paranaenses que garantiram apoio imediato à matéria, diariamente serão veiculados cards e informações a respeito destes apoiadores e apoiadoras.
Luciano Alves, que está em seu primeiro mandato como suplente pelo PSD, representa a região de Foz do Iguaçu e é jornalista graduado. Para o parlamentar, defender a profissão que tem exercido há anos não é algo que representa apenas uma luta da categoria, mas é também de uma necessidade face à responsabilidade que o jornalista tem quanto ao direito à informação da sociedade.
Além destes 19 apoios já somados, outros dois parlamentares da bancada do Paraná afirmaram que irão se manifestar em Plenário, mas não declararam voto contrário à matéria. A PEC 206/2012 já foi amplamente debatida pelos senadores e na Câmara Federal, passou pelo Senado com ampla maioria, e desde 2015 encontra-se pronta para ser pautada no Plenário pelos deputados e deputadas federais.
Parlamentares do Paraná que declararam apoio imediato à PEC do Diploma de Jornalista:
Aliel Machado (PV)
Beto Richa (PSDB)
Carol Dartora (PT)
Dilceu Sperafico (PP)
Felipe Francischini (União Brasil)
Fernando Giacobo (PL)
Gleisi Hoffmann (PT)
Luciano Alves (PSD)
Luciano Ducci (PSB)
Luísa Canziani (PSD)
Luiz Nishimori (PSD)
Nelson Fernando Padovani (União Brasil)
Pedro Lupion (PP)
Rodrigo Estacho (PSD)
Reinhold Stephanes Jr (PSD)
Tadeu Veneri (PT)
Tião Medeiros (PP)
Toninho Wandscheer (PP)
Zeca Dirceu (PT)