esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

05/10/2023

SindijorPR registra 29 demissões de jornalistas em 2023

SindijorPR registra 29 demissões de jornalistas em 2023

Maior volume de desligamentos envolve homens, trabalhadores de emissoras de televisão e que residem no interior do Estado


Pelo menos 29 jornalistas sofreram demissão na área de abrangência do SindijorPR até o final de setembro. Os dados são apurados pelo Sindicato com base no número de atendimentos relacionados a essas situações. Depois de o volume ter reduzido para oito desligamentos com assistência sindical no ano passado, a quantidade de demissões retorna a patamares preocupantes no Estado.


Do total de profissionais desligados até setembro, entre as pessoas que acionaram o SindijorPR estão 18 homens e 11 mulheres, sendo 15 do interior e 14 da capital. Destes, 21 estavam trabalhando em emissoras de televisão quando foram demitidos. O grupo Massa é o que mais demite, com 12 casos, e também foi o único a desligar profissionais que se encontram em tratamento de saúde. O segundo grupo com mais demissões é o GRPCom.


Em 2021, em plena emergência da pandemia de Covid-19, 38 jornalistas procuraram o Sindijor após serem demitidos. No primeiro ano da pandemia, em 2020, o volume de desligamentos havia chegado a 64 - mesmo com a medida provisória que reduziu salários e jornadas na gestão de Jair Bolsonaro, e que deveria ter preservado postos de trabalho.


Orientação


Desde a reforma trabalhista de 2017, as empresas não precisam mais homologar o encerramento dos contratos de trabalho com assistência de entidades de proteção e defesa de trabalhadores. Antes disso, todas as demissões de jornalistas eram obrigatoriamente efetivadas com a participação do Sindijor ou da Procuradoria Regional do Trabalho.


Para resguardar as e os profissionais, o SindijorPR e o Sindijor Norte PR asseguraram a inclusão de uma cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho dos Jornalistas, a 20ª, que garante às trabalhadoras e trabalhadores o direito de buscar assistência sindical no momento da demissão.


Ao sofrer demissão, para ter acompanhamento do Sindijor, é preciso que a/o jornalista escreva uma solicitação de próprio punho, seguindo este modelo, e encaminhe à empresa contratante o mais breve possível. A assistência sindical assegura a revisão dos cálculos, o acesso a todos os documentos, a efetivação das ressalvas necessárias, bem como, orientação jurídica.


Serviço:

SindijorPR

Telefone: (41) 3224 9296

E-mail: sindijor@sindijorpr.org.pr


Autor:SindijorPR
Gralha Confere TRE