04/10/2023

FENAJ e Comissão Nacional de Mulheres Jornalistas repudiam assédio a Bianca Chaboudet

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e a sua Comissão Nacional de Mulheres Jornalistas repudiam veementemente o assédio sofrido pela repórter Bianca Chaboudet, da Inter TV, afiliada da Globo que cobre50 cidades das Regiões Serrana, dos Lagos e Norte Fluminense.

Na noite desta segunda-feira (2/10), enquanto fazia uma entrada ao vivo de Maricá para o RJ2, a jornalista foi vítima de uma agressão. Um homem tentou beijá-la à força enquanto ela passava informações aos telespectadores.

Infelizmente, a violência de gênero e o assédio contra as mulheres jornalistas ocorrem em diversos espaços: nas redações, nas pautas, em relação às fontes de informação, em casa, a caminho de casa ou na Internet.

De acordo com as estatísticas da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), quase 65% das mulheres que trabalham na mídia foram intimidadas, ameaçadas ou abusadas no exercício do seu trabalho. Esta realidade é uma ameaça às liberdades de expressão e de imprensa.

O ato inaceitável de importunação sexual à repórter da Inter TV deve ser apurado. Ao passo em que solicitamos que o responsável seja identificado e punido, nos solidarizamos com Bianca Chaboudet.

Brasília, 3 de outubro de 2023.

Federação Nacional dos Jornalistas

Comissão Nacional de Mulheres Jornalistas