20/07/2023

Teste seletivo da UEM tem vaga para jornalistas com salário de R$ 7.616,88

Edital foi objeto de questionamento pelo Sindijor Norte PR e SindijorPR. Informações foram atualizadas após intervenção dos sindicatos

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está com um teste seletivo aberto para dois jornalistas. A contratação é pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS), por meio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), e o salário é de R$ 7.616,88. As inscrições estão abertas até o dia 4 de agosto - clique aqui para mais informações.

Inicialmente, a UEM publicou a informação sobre o teste seletivo com salário de R$ 3.574,57, abaixo do piso profissional dos jornalistas pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) no Paraná, além de carga horário de trabalho de 40 horas, acima do Decreto-Lei no 83.284/1979 e da Consolidação da Leis do Trabalho (CLT) que prevê, em seu Art. 303, que a duração normal do trabalho dos empregados jornalistas "não deverá exceder de 5 (cinco) horas, tanto de dia como à noite".

O Sindijor Norte PR e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) foram provocados pela categoria e entregaram um ofício para a universidade no dia 11 de julho solicitando a impugnação do Edital nº 114/2023-PRH, questionando o valor do salário e a carga horária. A resposta da UEM chegou uma semana depois do ofício, em 18 de julho, quando José Maria de Oliveira Marques, Pró-Reitor de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários, indeferiu o pedido.

Em relação à carga horária de 40 horas, a instituição disse ser parte da lei estadual no. 11.713/1997, que dispõe sobre as Carreiras do Pessoal Docente e Técnico-Administrativo das Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná e, ainda, da recém aprovada Lei no 21.583 de 14 de julho de 2023 para cargos da Carreira Técnica Universitária. Sobre o salário, e ainda sobre Lei no 21.583 de 14 de julho de 2023, a UEM alegou que a remuneração básica prevista para Agente Universitário Profissional passou a ser de R$ 7.616,88. No dia 19 de julho, um dia após o Sindijor Norte PR e SindijorPR terem acesso ao retorno da UEM, um aditamento ao Edital nº114/2023-PRH foi publicado onde o mesmo pró-reitor, José Maria de Oliveira Marques, tornou pública a informação.

Os sindicatos que representam jornalistas profissionais no Paraná agradecem a UEM pelo retorno e desejam boa sorte aos candidatos.

SERVIÇO

Teste Seletivo para a função de Comunicador Social (é necessária graduação com habilitação em Jornalismo)

Inscrições: até 4 de agosto de 2023, às 23h59 (fechamento do sistema)

Homologação das inscrições: publicação dia 11 de agosto de 2023