01/07/2023

Gil Rocha: uma vida dedicada ao jornalismo esportivo

É com profundo pesar que recebemos a notícia da morte do jornalista Gilberto Rocha Manoel, o Gil Rocha, na noite desta sexta-feira (30/06). Aos 63 anos, o jornalista foi submetido a uma angioplastia e faleceu de parada cardíaca. Gil Rocha era filiado ao Sindicato dos Jornalistas do Paraná (SindijorPR) há mais de 20 anos.

Nascido em Siqueira Campos e formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Gil Rocha começou a trabalhar em 1975, na Rádio Paiquerê, também de Londrina, na Rádio Banda B, em Curitiba, e na Rede CNT. Ficou conhecido em todo o país atuando como repórter esportivo pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC), onde passou pela TV Coroados (Londrina) e TV Paranaense (Curitiba). Atualmente ocupava o cargo de diretor de jornalismo da CBN Curitiba.

Gil Rocha trabalhou como repórter em importantes momentos do esporte brasileiro, especialmente nas conquistas dos títulos brasileiros conquistados por Coritiba (1985) e Athletico (2001). Também cobriu Copas do Mundo, estando presente na conquista do tetracampeonato da seleção brasileira, em 1994, nos Estados Unidos.

“Durante os 10 anos em que trabalhei com esporte, na Gazeta do Povo, estive ao lado do Gil Rocha em vários momentos, como campeonato brasileiro, copa do mundo e muitos outros. É uma perda irreparável para o jornalismo, especialmente o jornalismo esportivo, que era sua grande paixão”, lamenta Célio Martins, presidente do SindijorPR e vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Gil Gil era casado com a jornalista da RPC, Ana Zimmerman, e deixa três filhos. O filho mais velho, Lucas Rocha, é jornalista da Rede Massa, em Curitiba. Nossos profundos sentimentos e solidariedade à família e a amigos e amigas.

O velório acontece na capela Vaticano até às 14h30. O sepultamento será no Cemitério Jardim da Paz, às 16 horas.

Homenagem

Gil Rocha será homenageado amanhã (02/07) nas finais do Sindijorzão 23, torneio de futsal de jornalistas. Antes do início das partidas haverá um minuto de aplausos em memória ao jornalista e os troféus dos campeões levarão seu nome: Troféu Gil Rocha. O anúncio da homenagem foi feito pelo diretor de Esportes do SindijorPR, Gustavo Vidal, neste sábado (01/07) pela manhã.

Autor:SindijorPR Fonte:SindijorPR