24/02/2023

Sindijor Norte PR repudia assédio contra mulheres em setor de saúde de universidade em Londrina

UEL/ Facebook

Jornalista trouxe a público denúncia contra médico e outras mulheres somaram relatos de até uma década contra o mesmo profissional

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná(Sindijor Norte PR) e a Comissão de Mulheres da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) manifestaram publicamente nesta quinta-feira (23/02) repúdio à situação exposta pela imprensa de assédios recorrentes praticados pelo médico ginecologista Mario Sergio Azenha de Castro na Divisão de Assistência à Saúde da Comunidade(DASC) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O SindijorPR apoia a manifestação e se soma ao Sindijor Norte PR e à FENAJ nos esforços para sensibilizar as autoridades públicas sobre a situação.

No caso mais recente, a vítima foi uma jornalista, que denunciou assédio e importunação sexual à polícia e à universidade. Entretanto, existem ainda relatos que remontam há mais de uma década, publicados pela imprensa e nas redes sociais, de violências verbais e físicas cometidas pelo mesmo médico durante as consultas. “Não se pode conceber que um profissional siga no serviço público diante de tantas situações controversas que necessitam de investigação”, consta na nota divulgada pelo Sindijor Norte PR e Comissão de Mulheres da FENAJ.

“O combate à violência contra meninas e mulheres está no cerne da atuação do Sindijor Norte PR, uma entidade comprometida com os direitos humanos e com as pautas de grupos sociais vulnerabilizados. Entendemos a omissão do nome do acusado em notas e reportagens como uma forma de perpetuação da impunidade”, registra ainda a nota.

O Sindijor Norte PR informou ainda que entrou em contato com a jornalista violentada e colocou sua assessoria jurídica à disposição, se solidarizando com a colega e todas as mulheres vítimas das violências.

Autor:Sindijor Norte PR Fonte:Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná