esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

24/03/2022

Jornalista Mauri König recebe título de cidadão honorário de Foz do Iguaçu

Jornalista Mauri König recebe título de cidadão honorário de Foz do Iguaçu
Mauri Konig na Tribuna da Câmara de Foz/ Foto: Hérika Quinaglia

Um dos jornalistas investigativos mais premiados do país, em 30 anos de carreira, recebeu 38 prêmios no Brasil e no exterior


“Esse é prêmio mais significativo que recebi, ao longo dos 31 anos de jornalismo”. Foi com essa declaração que o renomado jornalista investigativo, Mauri Konig, agradeceu ao receber nesta quarta-feira (23), o título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu. A homenagem foi proposta pela vereadora Yasmin Hachem (MDB). O diretor financeiro do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), José Roberto Geremias, acompanhou a sessão representando a entidade. A cerimônia contou ainda com a presença do diretor do Campus da Unioeste de Foz, Fernando Martins e da reitora da UDC, professora Rosicler Hauagge do Prado.



Konig é um dos jornalistas investigativos mais premiados do país. Em 30 anos de carreira, recebeu 38 prêmios no Brasil e no exterior. Ele já recebeu Maria Cabot Prizem mais importante premiação concedida a jornalistas estrangeiros pela Universidade de Colúmbia (EUA); Lorenzi Natali Prize, entregue pela União Europeia. No Brasil, ele já venceu o Prêmio Esso e o Prêmio Vladimir Herzog.


A vereadora Yasmin Hachem (MDB) destacou a importância do trabalho do jornalista. “Estamos celebrando o direito à comunicação e o direito à liberdade de imprensa homenageando um jornalista muito premiado. Nossa alegria é ainda maior por entregar esse título a um jornalista, linguista, intelectual, defensor dos direitos humanos e que são os mesmos objetivos do nosso mandato. Nosso homenageado é um jornalista investigativo, de causas espinhosas, de causas sociais, públicas, coletivas. São causas que incomodam. É um bom momento para falarmos na preocupação com a verdadeira informação social, é hora de falarmos da democratização da comunicação, que deve cumprir seu papel de forma honesta e competente”.



Após entrar para o rol de cidadãos honorários de Foz, König agradeceu na tribuna da Casa. “Agradeço a meus filhos que estão aqui, um raro momento que consegui reunir os três juntos, no momento em que a cidade me acolhe como filho. Somos devedores das pessoas que estiveram ao nosso lado em diversos momentos da vida. Agradeço à professora Silvana, da Unioeste, que teve um papel decisivo na minha vida. Meu outro agradecimento é à professora Rosicler, da UDC. Esse prêmio tem uma força simbólica muito maior. E não estou falando demagogicamente, mas com coração aberto”.



O diretor financeiro do SindijorPR, José Roberto Geremias, enfatizou a importância do reconhecimento ao trabalho de Konig. “Neste momento em que lamentavelmente temos tantos jornalistas sofrendo ataques e tentativas de cerceamento no Brasil, a Câmara de Foz desponta por colocar o jornalismo, personificado no trabalho do jornalista Mauri Konig, no lugar de destaque que ele merece pelo que representa para a sociedade”, manifesta.



Atuação em Foz


König é graduado em jornalismo pela UDC e em Letras pela Unioeste. Ele começou a atuar na imprensa de Foz em 1991, no extinto Jornal de Foz. No mesmo período, começou a atuar como assessor de imprensa na Foztur, empresa que gerenciava o turismo na cidade. Em 1994 foi contratado como correspondente local da Folha de Londrina, ao mesmo tempo em que iniciou como correspondente do jornal O Estado de São Paulo. Em 1997, assumiu a Diretoria de Imprensa da Prefeitura de Foz, oportunidade em que se desligou dos dois jornais.


Em Foz, Mauri trabalhou como correspondente da Gazeta Mercantil e do jornal o Estado do Paraná. Em 2003, teve de se mudar para Curitiba, devido a ameaças de morte decorrentes de uma reportagem produzida para a Gazeta do Povo, que tratava de roubos de carro na fronteira. Um dos seus trabalhos de maior destaque é uma série de reportagens sobre exploração sexual de crianças e adolescentes, publicada na Gazeta do Povo e que depois deu origem ao livro “Brasil Oculto”, publicado em 2012.

Autor:Beatriz Bidarra Fotos: Hérika Quinaglia Fonte:Câmara de Foz do Iguaçu
Gralha Confere TRE