esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

01/03/2023

Cleber Moletta é o Mais Premiado Jornalista de 2022

Cleber Moletta é o Mais Premiado Jornalista de 2022
Cleber Moletta é diretor de Interior do SindijorPR

Diretor de Interior do SindijorPR se destaca na 12ª edição do Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira


Com algumas surpresas, e outras figurinhas marcadas, a pesquisa apontou Cleber Moletta, da Rádio Cultura de Guarapuava, no interior do Paraná, como o +Premiado Jornalista do Ano. Ele foi o primeiro profissional de fora de um grande centro, e que atua em uma mídia local, a conseguir tal feito. Cleber é diretor de Interior do SindijorPR.


O jornalismo independente ou local também esteve presente nas outras duas posições do pódio, com a pernambucana Alice de Souza, da revista Azmina e do The Intercept Brasil, na segunda posição, e Rone Carvalho, do Diário da Região, de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, em terceiro.


Nos recortes regionais, além de Cléber (Sul), Alice (Nordeste) e Rone (Sudeste), lideraram a pesquisa Igo Estrela e Mirelle Pinheiro, do Metrópoles, no Centro-Oeste, e Eliane Brum, que vem atuando de maneira independente, na Região Norte.


+Premiados Jornalistas da História


Eliane Brum, a propósito, manteve-se isolada na liderança entre os +Premiados Jornalistas da História, com Miriam Leitão (Grupo Globo) na segunda posição, e Cid Martins (Rádio Gaúcha), em terceiro.


Já nos recortes regionais, Miriam lidera no Sudeste, uma vez que Eliane tem suas pontuações divididas pelas regiões Sul, onde começou a carreira, Sudeste, onde se consagrou como uma das principais jornalistas do Brasil, e Norte, onde vive desde 2017. Cid Martins é o primeiro no Sul, enquanto as demais regiões são lideradas por Fernando Rodrigues (Centro-Oeste), Demitri Tulio (Nordeste) e Lucio Flavio Pinto (Norte).


+Premiados Veículos e Grupos de Comunicação


Entre as publicações, o portal Metrópoles, de Brasília, repetiu o bom desempenho de 2020 e pela segunda vez em sua história foi o +Premiado Veículo do Ano. Antes dele, apenas a Folha de S. Paulo havia conseguido desbancar a TV Globo, que tradicionalmente lidera essa pesquisa, mas que neste ano terminou na quarta colocação. Completam o pódio o Estadão, na segunda posição, e a Folha, em terceiro lugar.


Entre os regionais, além de Metrópoles (Centro-Oeste) e Folha (Sudeste), lideraram as pesquisas o jornal O Povo, na Região Nordeste, a TV Liberal, no Norte, e Rádio Gaúcha e Zero Hora, empatados no Sul do País.


Houve poucas mudanças entre os +Premiados Veículos da História, em que a TV Globo mantém grande vantagem na liderança, seguida por Folha de S.Paulo e O Globo. A única mudança nos Top 10 foi a Record TV, que ultrapassou o Jornal do Brasil, ocupando a nona posição. Nos Regionais, as lideranças mantiveram-se com Correio Braziliense (Centro-Oeste), Jornal do Commercio (Nordeste), A Crítica (Norte), Zero Hora (Sul), além da TV Globo, no Sudeste.


E entre os grupos de comunicação, o Grupo Globo unificou mais uma vez os títulos de +Premiado do Ano e da História. Completam o pódio no levantamento anual os grupos RBS e Metrópoles, e no histórico, novamente RBS, porém com os Diários Associados na terceira posição.


Além dos recortes regionais, a pesquisa também trouxe algumas curiosidades, como um ranking por plataforma de atuação dos veículos, e um comparativo com o formato das mídias premiadas em 2022 e ao longo da história.


Nota da edição do SindijorPR: O jornalista paranaense Mauri Konig também é citado no Ranking dos Jornalistas Mais Premiados da Imprensa Brasileira como o 4º que mais recebeu prêmios na história do levantamento, ficando atrás somente de Eliane Brum (primeira colocada), Miriam Leitão (segunda colocada) e Cid Martins, que ocupa a terceira posição.


Texto editado às 19h39 para inclusão de informações.

Autor:Fernando Soares/ Portal dos Jornalistas Fonte:Portal dos Jornalistas
Gralha Confere TRE