20/10/2021

Em Congresso Nacional, jornalistas se solidarizam pela falta de negociação salarial no PR

Jornalistas de Alagoas, Amazonas, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo se solidarizaram com os profissionais do Paraná que se sentem ameaçados pela falta de negociação salarial por parte das empresas do setor. O Sindijor Norte PR e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor PR) seguem, há meses, pedindo que os patrões apareçam para negociar, mas ao invés disso eles têm mandado um intermediário, na figura de um advogado, travando as conversas na discussão que envolve somente a reposição inflacionária.

Os dois Sindicatos levaram para a mesa a proposta de reajuste em 7,59%, mas há a tentativa do empresariado de impor apenas 1%, percentual negado em assembleia conjunta da Categoria. A falta de diálogo foi exposta aos delegados e delegadas do 39º Congresso Nacional dos Jornalistas, promovido há um mês pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, com apoio de diversas outras entidades e Sindicatos filiados.

Uma moção de solidariedade e repúdio às práticas antissindicais das empresas do setor foi aprovada e fará parte do relatório final do Congresso, ainda em elaboração. Subscrevem o documento representantes de cinco Estados.

Depois de mais um mês sem respostas, os dois Sindicatos encaminharam uma carta em nome da Categoria aos patrões. O documento evidencia perdas de mais de 14% nos salários dos trabalhadores e pede a retomada das conversas, em mesa de negociação, em cima da reposição inflacionária de 7,59%. Os representantes dos jornalistas também deixaram claro que não há crise em quem segue investindo seus milhares ou milhões de reais em reformas e compras de novos prédios, emissoras e equipamentos.

Nós, os jornalistas, nós, os Sindicatos, queremos apenas negociar. 1% é ridículo e ofensivo a uma Categoria que segue trabalhando, mas não apenas para aumentar o patrimônio de seus empregadores, e sim pelo sustento de suas próprias famílias e noticiando informações de qualidade para a sociedade em um País onde não se deve ter espaço para fake news. Precisa ser uma parceria e não uma mão de apenas uma via.

SindijorPR acompanha demissões

Em meio a essa conjuntura de descaso patronal, o SindijorPR ainda acompanha os desdobramentos da mudança contratural da rádio CBN Curitiba, que teve como primeira consequência a demissão de todos os jornalistas da redação nesta semana. O SindijorPR está em contato com todos os jornalistas atingidos, dando suporte jurídico e resolvendo as questões caso a caso.
Fonte:SindijorPR e Sindijor Norte