16/11/2021

Patrões oferecem 3,7% de reajuste para os jornalistas

Após insistência dos jornalistas pela reposição integral da inflação, empresários abandonam proposta absurda de reajuste de 1% e elevam índice para 3,7%

Os Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Paraná e do Norte do Paraná voltaram a se reunir nesta terça-feira (16) com representantes dos empresários de Comunicação do Estado para mais uma rodada de negociação salarial. Depois de quase dois meses de silêncio, os Sindicatos receberam retorno dos patrões e se reuniram hoje, mais uma vez, com o advogado que representa as empresas, Luis Fernando Faller. Inicialmente, foi apresentada a proposta de reajuste nos salários dos jornalistas em 3,2% a partir de janeiro de 2022. A “oferta” foi uma resposta à carta conjunta enviada pelos representantes dos trabalhadores no dia 13 de outubro e que também foi publicizada para denunciar a tentativa patronal de impor um reajuste de míseros 1% aos jornalistas paranaenses, frente à uma inflação de 7,59% incidente na data-base.

Entretanto, ainda durante a mesa para a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho 2021/2022 desta terça, após a insistência dos Sindicatos na reposição do índice inflacionário, os patrões decidiram elevar a proposta de 3,2% para 3,7%, a ser pago em parcela única no salário de janeiro, mas sem retroativo. Desde a abertura das negociações, em maio deste ano, a proposta patronal havia passado de um reajuste de “0%” para "1%" - percentual negado em assembleia da categoria realizada em julho.

Os patrões da mídia formalizaram a proposta por meio de um documento remetido aos Sindicatos de jornalistas ainda hoje. Eles se comprometem a honrar o reajuste em 2022, renovando todas as demais cláusulas da atual CCT. Embora a proposta implique em pesadas perdas aos trabalhadores, o SindijorPR e o Sindijor Norte estão avaliando a possibilidade de convocar uma assembleia conjunta para que os jornalistas paranaenses avaliem a aprovação ou não da proposta patronal.

Autor:SindijorPR e Sindijor Norte