25/02/2022

DIEESE: Mais de 84% dos reajustes salariais na Região Sul foram acima ou igual à inflação em janeiro

Resultado mostra que empresas de comunicação precisam fazer reposição das perdas inflacionárias aos jornalistas

Em janeiro de 2022, nos três estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), mais de oito em cada dez reajustes salariais (84,6%) analisados pelo Dieese foram acima ou igual à inflação acumulada nos 12 meses anteriores. Apenas 15,4% dos reajustes ficaram abaixo da taxa inflacionária.

Pesquisa realizada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), entre os dias 1 e 10 de fevereiro, mostra que uma das principais reivindicações dos jornalistas que trabalham no estado é a reposição da inflação e das perdas salariais acumuladas nas duas últimas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs).

A Região Sul teve o melhor desempenho em janeiro entre todas as regiões, seguida pelo Sudeste. Na média de todo o país, segundo o levantamento do Dieese, 35% dos 324 reajustes analisados alcançaram aumentos reais de salários, e 23%, resultados iguais à in?ação. Cerca de 42% dos reajustes examinados, na média de todas as regiões, ?caram abaixo da inflação.

Os dados foram levantados na base de dados do Mediador, do Ministério do Trabalho e Previdência, e têm como referência de in?ação o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geogra?a e Estatística (IBGE).

Autor:SindijorPR