16/12/2015

SindijorPR entra na justiça contra irregularidades da Rede Mercosul

Depois da Rede Mercosul de Comunicação/Canal 21 postergar solicitações formais e informais para diálogo, o SindijorPR entrou com ação judicial contra a empresa. Já comunicada por ofício em 17 de junho deste ano, a representante da Record News no Paraná segue descumprindo o acordo coletivo dos jornalistas e, exaltando o descaso com a categoria, desmarcando reuniões para negociação.

A empresa foi notificada quanto a irregularidade em relação ao registro de jornalistas como radialistas; registro repórteres cinematográficos como operadores de câmera; não pagamento do piso salarial; repórteres cinematográficos em dupla função (também motoristas); estágio em desacordo cm a CCT; não pagamento de horas-extras; e banco de horas informal.

Como se não bastasse todo esse desrespeito, agora também se soma o não pagamento dos reajustes retroativos a maio/2015, nossa data-base, conforme acertado na Convenção Coletiva de Trabalho assinada em 20 de outubro deste ano. Com a CCT, as empresas tiveram que implantar o reajuste de 8,34% e pagar a diferença retroativa a maio em parcela única para todos os jornalistas ainda no salário de outubro, o que, até então, a Rede Mercosul simplesmente ignorou.

DENÚNCIA

O SindijorPR já recebeu diversas denúncias e continua ressaltando que os jornalistas devem comunicar aos sindicatos dos trabalhadores caso não recebam qualquer direito previsto na CCT, inclusive o reajuste, ou se a empresa insistir no parcelamento do retroativo. O SindijorPR alerta que as empresas que não cumprirem com a CCT serão processadas judicialmente.

Autor:Laís Melo