13/11/2015

Jornalistas recebem prêmio por reportagens sobre educação pública municipal de qualidade

Cerimônia de premiação será no dia 19 de novembro, às 19h, em Brasília

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e seus parceiros anunciam, na próxima quinta-feira, 19 de novembro, os vencedores da primeira edição do Prêmio Undime de Jornalismo. O prêmio surgiu com o objetivo de valorizar e reconhecer a prática jornalística voltada à identificação e discussão de boas iniciativas na educação básica pública municipal, que corresponde a 38,5 milhões de matrículas de crianças, adolescentes e jovens em todo o País.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 19 de novembro, a partir das 19 horas, no Hotel Mercure Eixo, em Brasília/ DF. O evento será precedido por um seminário sobre educação básica pública municipal, no mesmo local, às 17 horas. Na ocasião, a filósofa Viviane Mosé será a convidada especial.

Com o tema “Boas iniciativas na educação básica pública municipal”, o Prêmio Undime de Jornalismo tem apoio da Fundação Itaú Social, da Fundação Lemann, da Fundação Santillana, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), do Instituto C&A, da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil).

Ao todo, treze trabalhos foram selecionados nas categorias Mídia Impressa, Radiojornalismo, Webjornalismo e Telejornalismo. O prêmio para o vencedor de cada categoria será de R$ 18 mil; os segundos colocados receberão R$ 12 mil cada e os terceiros colocados, R$ 8 mil. Será ainda outorgada uma Menção Honrosa, no valor de R$ 5 mil, escolhida dentre as quatro categorias. Um dos jornalistas vencedores receberá, também, uma bolsa de estudos de pós-graduação em Jornalismo na Universidad Autónoma de Madrid, na Espanha.

Os trabalhos premiados abordaram temas como: ensino fundamental, educação infantil e de jovens e adultos, gestão escolar, educação inclusiva, valorização da diversidade étnico-racial, alfabetização e incentivo à leitura, enfrentamento à violência e sustentabilidade.

Concorreram ao Prêmio Undime de Jornalismo 202 trabalhos enviados por jornalistas e veículos de todo o Brasil.

Os resultados da premiação serão divulgados durante a cerimônia na noite do dia 19. Confira a lista dos trabalhos vencedores em ordem alfabética:

- “Com a palavra, as crianças”, Gestão Escolar – de Aurélio Amaral e Karina Padial.

- “Educar em áreas de conflito”, O Globo – série de reportagens de Antônio Gois, Paula Ferreira, Raphael Kapa, Renata Mariz, Carol Knoploch, Paula Araújo, com imagens de Antonio Scorza, Pedro Kirilos e André Coelho.

- “Educação inclusiva: além da obrigatoriedade”, TV Claret – de Janaina Aparecida Moro.

- “Filhos de Augusto: o despertar da leitura e a busca do ‘eu”, TV Assembleia – de José Wanderley Costa Filho, com produção de Normando Dias, edição de Wellyton Queiroz, imagens de Hiran Medeiros e assistência técnica de Severino Ramos.

- “Ilha José Novais”, CBN João Pessoa – de Hebert Araújo.

- “Mestres da criatividade”, Diário de Pernambuco – de Anamaria Melo do Nascimento.

- “Projeto de incentivo à leitura é destaque em escola do sertão da Bahia”, Website Nova Esperança no Ar – de Anderson Ferreira de Souza.

- “Projeto Educacional Bonecas Negras”, Gazeta Comunidade - TV Gazeta afiliada à Globo ES – de Camila Sandrini, com imagens de Carlos Palito.

- “Projeto Horta Escolar integra conhecimentos e alimentação saudável em escolas e Cemeis de Goiânia”, Rádio Brasil Central AM e RBC FM – de Riva Blanche Kran, com produção de Vânia Savioli e sonorização de Marcos Leandro.

- “O difícil retorno”, Revista Educação – de Christina Stephano de Queiroz, com imagens de Gustavo Marita
.

- “O entorno da educação”, Rádio BandNews FM Brasília – de Ivan Brandão, com edição de Rodrigo Orengo e sonorização de Daniel Costa.

- “Uma escola em que os alunos têm voz”, Na Responsa! - de Ludimila Honorato e Larissa Valença.

- “Vozes do silêncio”, Diário do Nordeste – de Beatriz Jucá.

Agenda:

Prêmio Undime de Jornalismo