16/09/2015

Ação do Sindicato dos jornalistas de SP, junto ao MPT, gera o registro de 87 jornalistas no UOL

Mais uma conquista para os comunicadores. Em matéria no site do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), a direção divulgou à comunidade sobre a importante vitória para os que trabalhavam como PJs no Portal UOL, ligado ao grupo Folha de S. Paulo. Como resultado da mobilização a partir de denúncias realizadas em 2014 ao Ministério Público do Trabalho (MPT), a empresa acabou por contratar em carteira 87 jornalistas, sendo que destes, 50eram correspondentes que prestavam serviços precarizados.

As denúncias de violação da legislação trabalhista que chegaram ao SJSP, apontavam que, na redação, cerca de 60% dos jornalistas não possuíam carteira assinada e trabalhavam em condições desrespeitosas e ilegais como PJs. Os trabalhadores não recebiam os benefícios acordados na Convenção Coletiva, como vale-alimentação, vale-transporte, 13º salário, seguro-saúde ou recolhimento de FGTS.

Infelizmente, as más condições de trabalho e a ‘pejotização’ nas empresas não é um problema atual. Nesse sentido, conforme afirmou o segundo o secretário Jurídico do SJSP, Vitor Ribeiro, é importante que os jornalistas do UOL (ou outras empresas) que ainda não foram devidamente registrados em carteira, avisem o Sindicato para efetivar as denúncias. O MPT deu prazo até o final do mês para que o SJSP se manifeste sobre a persistência de irregularidades no UOL: “As ações só foram possíveis através das denúncias dos jornalistas, sendo que o Sindicato sempre preserva o sigilo dos denunciantes”, finalizou.

Autor:Edição: Laís Melo | Informações: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo Fonte:http://migre.me/rxHur