15/05/2014

WORKSHOP: Segurança em grandes coberturas do jornalismo

Sabe como se portar numa cobertura jornalística de risco? Pensando em agregar conhecimento ao dia a dia do profissional jornalista o Sindijor promove o workshop “Segurança em grandes coberturas do jornalismo”. A proposta é de trazer ao profissional da imprensa paranaense um treinamento rápido e objetivo de como realizar cobertura jornalística em eventos como protestos, violência urbana, guerras e outras pautas que podem oferecer riscos ao trabalhador. Faça sua inscrição aqui (envie o documento preenchido, com o comprovante de pagamento para: gerencia@sindijorpr.org.br).

WORKSHOP é de 4 horas (vagas limitadas).

DATA: 4 de junho – 18h30 às 22h30

LOCAL: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná – Auditório

INVESTIMENTO: R$ 100,00 – público em geral/ R$ 75,00 para jornalistas sindicalizados (25% de desconto)

CONTEÚDO:

- Cuidados antes do trabalho e segurança: planejamento, preparação e equipamentos;

- Cuidados pessoais e segurança: seus direitos, sua família e ameaças de morte;

- Durante o trabalho: cobrindo desastres naturais, protestos, violência urbana, guerras; o que fazer em perigos reais (sequestros, minas terrestres, armamentos, barreiras)

- Após o trabalho: Transtorno do Estresse Pós Traumático (PEPT)

- Noções básicas de primeiro-socorros: ferimentos comuns, como dar encaminhamento para as questões de saúde.

MATERIAL

Será entregue ao participante uma apostila com orientações gerais.

PALESTRANTE

O workshop é baseado na experiência do jornalista brasileiro Tariq Saleh, que há quase uma década cobre conflitos no Oriente Médio como correspondente da BBC. Ao longo destes anos, Tariq também vem recebendo treinamento de alto padrão para trabalhar em diversas regiões reportando conflitos e guerras para um dos maiores e mais respeitados grupos de comunicação do mundo. Além desta qualificação, Tariq já participou de cursos ministrados por ex-forças especiais britânicas que trabalham em empresas especializadas em treinamentos de segurança e reconhecidas internacionalmente.

TARIQ SALEH

Jornalista correspondente da BBC World Service no Oriente Médio baseado em Beirute, também atuou como colaborador e produtor para o portal Terra, Revista Veja online, Rádio CBN, TV Globo e TV Record. Também presta serviços como consultor para a agência de notícias portuguesa PNN. Com passagens por grandes veículos impressos com a Folha de São Paulo, Zero Hora e a revista americana TIME. No curriculum jornalístico guarda registros das coberturas de conflitos e crises políticas no Líbano, revolução no Egito e Iêmen, guerras na Líbia e na Sïria, além de Turquia, Jordânia, Árabia Saudita, Catar e Bulgária.

Autor:Cristiane Lebelem Fonte:SindijorPR