esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

08/12/2022

Organizações em defesa da liberdade de imprensa se reúnem com GT de Comunicação Social da transição

Organizações em defesa da liberdade de imprensa se reúnem com GT de Comunicação Social da transição

Grupo apresentou documento com 12 recomendações ao próximo governo para a garantia do exercício livre e seguro do jornalismo


Organizações ligadas à defesa das liberdades de expressão e imprensa, entre elas a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), reuniram-se, nesta quarta-feira (7/12), com o Grupo de Trabalho de Comunicação Social do Gabinete de Transição do Governo Federal. Na ocasião, foi entregue a Carta da sociedade civil em defesa da liberdade de imprensa.


O documento, além de apresentar um diagnóstico preocupante com dados sobre as crescentes ameaças contra a prática jornalística, faz 12 recomendações ao futuro governo em relação à segurança e proteção dos jornalistas, bem como o respeito das autoridades públicas ao trabalho da imprensa.


Para essas organizações, é fundamental que o novo governo adote um discurso público que valorize a liberdade de imprensa e a importância do trabalho jornalístico como parte fundamental do processo democrático e que contribua para prevenir a violência contra jornalistas e comunicadores.


As recomendações foram bem recebidas pelo Grupo de Trabalho, que já apresentou alguns encaminhamentos referentes às demandas apresentadas, como, por exemplo, incluir a defesa de jornalistas e a liberdade de imprensa nas proposições do GT, anexando a carta e suas recomendações ao relatório final do grupo.


Os integrantes do GT também manifestaram preocupação com a segurança das equipes escaladas para a cobertura da posse e diplomação do presidente eleito e afirmaram que irão alertar à organização do evento sobre possíveis riscos.


O GT também aventou a possibilidade de compartilhar a carta com as assessorias de imprensa de todos os ministérios e sensibilizar profissionais responsáveis pela interlocução com a imprensa sobre o clima de hostilidade vivido por jornalistas desde o fim do segundo turno.


O GT vai recomendar que os ministérios do novo governo atuem conjuntamente para permitir o livre exercício do jornalismo no país e o acesso a informações de interesse público.


A reunião, em formato híbrido, contou com a participação do coordenador do GT de Comunicação Social, João Brant, e de parte de seus integrantes, entre eles, Florestan Fernandes Jr, Tereza Cruvinel, Juliana Nunes, Laurindo Leal Filho, Rafael Angeli e Taís Ladeira.

Autor:FENAJ Fonte:Federação Nacional dos Jornalistas
Gralha Confere TRE