13/05/2014

RS: Sindicato denuncia demissões nos veículos de comunicação do Estado

Outdoor está na esquina da Rua Botafogo com Av. Érico Veríssimo / *Foto: Luiz Avila

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS) expõe o descontentamento da sua base em relação às demissões praticadas pelo jornal Zero Hora nos últimos meses. Para isso, um outdoor parabenizando o periódico pela passagem do cinquentenário expressa o pedido de que as mudanças (no projeto gráfico) não representem mais demissões. O material está na esquina da Rua Botafogo com a Avenida Érico Veríssimo, no Bairro Azenha.

Em sua última edição, o jornal Versão dos Jornalistas apresenta os números de demissões dos grupos RBS e Record ocorridos desde o início do ano até a última terça-feira, dia 6. Foram registrados pelo sindicato 25 desligamentos no Grupo RBS, sendo 13 sem justa causa e 12 pedidos de demissão. Dos 13 desligamentos no Grupo Record, 7 foram sem justa causa e 6 colegas optaram por deixar o emprego.

Embora não disponha de meios legais para questionar os critérios adotados pelas empresas, o SINDJORS conclama a categoria a denunciar casos de demissões imotivadas e assédio moral, muitas vezes utilizado como instrumento de pressão para que os trabalhadores encaminhem pedidos de demissão voluntária.

Autor:Imprensa/SINDJORS Fonte:SINDJORS