O SindijorPR participou, nesta segunda-feira (12/08), do lançamento da campanha PG Contra a Desinformação, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A iniciativa faz parte do Projeto de Extensão Combate à Desinformação nos Campos Gerais da UEPG, que integra a rede nacional de entidades e instituições envolvidas no Programa Nacional de Combate à Desinformação, coordenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A campanha promoverá várias ações até as eleições municipais, incluindo um debate entre candidatas e candidatos à Prefeitura, agendado para o próximo dia 28.
O coordenador do projeto, professor Sérgio Gadini, ressaltou que a ação tem conseguido garantir o debate sobre políticas públicas nos municípios participantes, mobilizando a sociedade. “A realização de eleições sem desinformação, mais transparentes, livres e o mais democráticas possível também depende da participação de cada um de nós”, afirmou.
Durante o evento, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, destacou o Pacto pela Realização de Eleições Pacíficas e outras ações, como o Gralha Confere. “É levando informação à sociedade, ao eleitor e à eleitora, para que se informem antes de compartilhar notícias, passando pela conscientização, que podemos enfrentar a desinformação”, refletiu, enfatizando a importância do jornalismo nesse processo.
Em nome do SindijorPR, a diretora Aline Rios destacou o simbolismo de o STF coordenar um programa nacional de combate à desinformação 15 anos depois de ter promovido a queda da exigência de diploma para o exercício do jornalismo no Brasil. “O jornalismo é um dos pilares da sociedade democrática e tem uma relação ainda mais relevante no contexto eleitoral, quando eleitoras e eleitores buscam conteúdo jornalístico para fundamentar suas escolhas políticas. Pedimos o apoio da sociedade e das instituições para que os jornalistas possam realizar seu trabalho com segurança e respeito, sem ataques ou tentativas de silenciamento”, resumiu Aline, ressaltando que, dos mais de 90 casos de violência contra jornalistas paranaenses registrados desde 2017, a maioria está relacionada à cobertura política.
O presidente da Associação Ericson John Duarte, Jaime Sandro Dingueleski, destacou o impacto da desinformação nas comunidades menos favorecidas. “Muitos não têm nem o Ensino Médio e enfrentam grandes dificuldades para buscar informações verdadeiras, por não saberem sequer usar um telefone celular ou como pedir ajuda. Assim, acreditam facilmente em tudo o que veem”, expôs.
O Sindijor continuará apoiando ações que visam contribuir para o debate público durante as eleições municipais, promovendo iniciativas solidárias para combater a desinformação. Confira aqui a íntegra do lançamento da campanha PG Contra a Desinformação.