08/05/2024

Jornalistas da E-PR Comunicação terão assembleia para decidir sobre proposta de ACT

Após sete anos de luta das e dos jornalistas da E-Paraná Comunicação, em meio à uma ação judicial que tramita na Justiça do Trabalho e após extensas negociações, o SindijorPR convocou nesta quarta-feira (08/05) uma assembleia com as e os trabalhadores para deliberação sobre a proposta de acordo coletivo de trabalho. A reunião, em sistema de teleconferência, será realizada na sexta-feira (10/05) a partir das 19h30 em primeira chamada e com a segunda convocação às 20 horas, com qualquer número de presentes. A empresa contrata jornalistas para prestar serviços ao Governo do Paraná e atua na gestão compartilhada da Rádio e Televisão Educativa do Estado, a Paraná Turismo - criada após recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O avanço na celebração do ACT entre jornalistas e a E-PR decorre de acordo que está sendo pactuado desde dezembro e que suspendeu, temporariamente e devido às negociações, a tramitação do processo na Justiça do Trabalho. Na ação, trabalhadores requerem o reconhecimento da empregadora como empresa jornalística, o que resguardaria o direito aos direitos garantidos na Convenção Coletiva de Trabalho das e dos jornalistas.

Diante do estreitamento do diálogo entre Sindicato e empresa, tornou-se possível avançar na questão do ACT. A proposta, bem como, a minuta do acordo judicial, já receberam aval dos conselhos e da Procuradoria-Geral do Estado.

Demissões

Além de dar sequência aos trâmites relacionados ao ACT e ao acordo judicial, o SindijorPR também investiga pelo menos três demissões que foram efetivadas pela E-Paraná Comunicação nesta semana. O Sindicato é solidário aos profissionais demitidos e já colocou sua estrutura jurídica à disposição de todos. A situação está sendo monitorada e poderá ensejar medidas cabíveis oportunamente.

Autor:SindijorPR