25/08/2023

Associação Paranaense de Empresas de base florestal lança Prêmio de Jornalismo

As inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de outubro próximo. As primeiras colocações serão agraciadas com R$ 3 mil, certificado e troféu

As florestas plantadas são fundamentais para o planeta, pois aliam conservação e sustentabilidade, oferecendo uma matéria-prima renovável e com mínimo impacto ambiental. Além da contribuição direta como fonte de insumo para os mais diversos fins, são um fator-chave para a redução da pressão sobre as florestas nativas. E como forma de reforçar essa mensagem, a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE) acaba de lançar o 1º Prêmio APRE Florestas de Jornalismo, cujas inscrições estão abertas até o dia 16 de outubro de 2023.

O Prêmio APRE Florestas de Jornalismo é uma iniciativa da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE). O objetivo é estimular a cobertura jornalística de qualidade relacionada ao setor de florestas plantadas do Paraná, para reforçar a importância do segmento para a economia do estado e os benefícios sociais e ambientais gerados, além de reconhecer a excelência do trabalho da imprensa.

O tema central da primeira edição será “Florestas plantadas: protagonistas da bioeconomia”, envolvendo questões como sustentabilidade, dados econômicos, importância do setor, inovação, tecnologia, gestão, trabalhos sociais, entre outras.

Poderão concorrer veículos de imprensa de todo o Brasil, respeitando a abrangência territorial geográfica do prêmio – reportagens focadas no estado do Paraná, com matérias jornalísticas relacionadas ao tema principal, produzidas por um ou mais profissionais, e que tenham sido publicadas/veiculadas entre 01 de janeiro de 2023 e 15 de outubro de 2023.

O prêmio terá três categorias: reportagem escrita (jornais, revistas, sites, portais e blogs); reportagem de áudio (produções veiculadas em rádio ou plataformas de podcast); e reportagem de vídeo (reportagens transmitidas em emissoras de televisão, sites ou plataformas de compartilhamento de vídeo).

O primeiro lugar de cada categoria levará o prêmio de R$ 3.000, além de certificado e troféu. Já os segundos colocados serão contemplados com R$ 1.500, certificado e troféu. Por fim, quem garantir as terceiras colocações receberá um leitor digital de livros, certificado e troféu. Haverá, ainda, uma Menção Honrosa oferecida pela Embrapa Florestas aos trabalhos jornalísticos que, entre os classificados, também abordem questões como ciência, pesquisas científicas, institutos e universidades. No entanto, isso não servirá como critério de avaliação ou desclassificação.

Os finalistas serão divulgados no site www.apreflorestas.com.br e pelo e-mail cadastrado na inscrição. Já os vencedores serão conhecidos no dia 24 de novembro de 2023, durante o Jantar Anual da APRE, que acontecerá no Maggiore Eventos, em Curitiba (PR). A Associação irá custear as despesas de viagem do finalista, caso o profissional seja de outra cidade.

Acesse o regulamento na íntegra aqui.

Sobre a APRE

A Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), uma das primeiras associações de silvicultura no país, é uma entidade sem fins lucrativos que congrega, desde 1968, as empresas da cadeia produtiva de florestas plantadas do estado. Juntas, elas gerenciam praticamente 50% dos plantios florestais do Paraná. Para sustentar as ações técnicas, também fazem parte do quadro de associadas, integrando o Conselho Científico, as principais organizações de ensino e pesquisa paranaenses ligadas ao setor.

Serviço:

1º Prêmio APRE Florestas de Jornalismo
Inscrições: até 16 de outubro de 2023
Tema principal: Florestas plantadas: protagonistas da bioeconomia
Categorias: Reportagem escrita; Reportagem de áudio; Reportagem de vídeo
Mais informações: Acesse o regulamento

Autor:Maureen Bertol Fonte:Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE)