Inscrições foram prorrogadas pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior nesta quarta-feira (05/07). Além de certificados, ganhadores receberão prêmios em dinheiro
Interessados em disputar o 36º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia Governador José Richa podem se inscrever até o dia 04 de agosto. As inscrições se encerrariam nesta quarta-feira (05/07), mas a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) acabou prorrogando o prazo. Podem concorrer à premiação pesquisadores e cientistas ligados a instituições de ensino superior, institutos de pesquisa, entidades de classe e empresas públicas e privadas, além de inventores independentes e jornalistas. Neste ano, de acordo com o edital, podem concorrer projetos ligados às Ciências Agrárias e Ciências Humanas e Sociais.
O Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia “tem como objetivo reconhecer e estimular a produção científica e tecnológica e de inovação e extensão paranaense, valorizando profissionais e jovens talentos que contribuem para o progresso do Estado”. As categorias do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia são: Pesquisador; Pesquisador-Extensionista; Estudante de Graduação; Inventor Independente; e Jornalismo Científico. Além de certificado, os vencedores recebem valores em dinheiro, tendo como base o vencimento do professor titular em regime de dedicação exclusiva das instituições estaduais de Ensino Superior.
Na categoria Jornalismo Científico, podem participar jornalistas, residentes e domiciliados no Paraná há pelo menos um ano na condição de jornalista, pesquisador ou professor com atuação comprovada nos veículos de comunicação, que tenham se destacado pela realização de reportagem na área da ciência, tecnologia ou inovação, veiculada em meios de comunicação do Estado, com exceção das produções jornalísticas institucionais.
Segundo o edital, as reportagens concorrentes devem destacar “a importância do conhecimento científico e tecnológico como base para o desenvolvimento do Estado e para melhoria da qualidade de vida dos paranaenses a partir de ações e programas desenvolvidos por grupos de pesquisa, pesquisadores individuais, institutos, centros de pesquisa e/ou instituições de ensino superior”.
Cada jornalista pode submeter apenas um trabalho para concorrer ao prêmio e cada matéria poderá ser inscrita somente uma vez. Serão aceitos trabalhos publicados/veiculados em meios de comunicação paranaenses como emissoras de rádio, podcasts, emissoras de TV, jornais, revistas e portais de notícias.
No caso da categoria de Jornalismo Científico, a premiação em dinheiro será no valor equivalente a 60% do valor líquido do vencimento do professor titular em regime de dedicação exclusiva, incluindo a gratificação de incentivo à titularidade de doutor, da carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná. Mais informações podem ser encontradas aqui.