16/05/2023

Jornalistas do Paraná aprovam reajuste salarial de 3,83%

Salário normativo (piso salarial) da categoria, para jornada de cinco horas diárias, passa a ser de R$ 4.233,60

Jornalistas de todo Paraná aprovaram o reajuste salarial de 3,83%, que representa 100% do INPC acumulado dos últimos 12 meses, apresentado como proposta das empresas de comunicação aos trabalhadores. Foi durante assembleias realizadas na segunda-feira, 15 de maio, pelos sindicatos que defendem jornalistas profissionais, SindijorPR e Sindijor Norte PR. Além de reajuste nos salários, a proposta das empresas contempla também um acordo, firmado durante as negociações, de manutenção das cláusulas de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), sem alteração de textos.

O acordo de renovação da CCT 2023/2024 estabelece que o piso salarial (salário normativo) da categoria, para jornada de cinco horas diárias, passa a ser de R$ 4.233,60 a partir de 1° de maio de 2023. Com a renovação das demais cláusulas da CCT, jornalistas mantém direitos que estiveram sob ataque em outros anos, como anuênio de 1% (gratificação por tempo de serviço) sobre o salário da função para cada ano trabalhado e horas extraordinárias remuneradas com 100% (cem por cento) de acréscimo.

Diante da recusa das empresas em repor perdas decorrentes das CCTs de 2020, 2021 e 2022, os jornalistas e as jornalistas decidiram que o SindijorPR e o Sindijor Norte PR deverão buscar abertura de negociação com as empresas, a partir do próximo mês, para a elaboração de um plano de reposição das referidas perdas salariais, as quais totalizam 10,77%.
Autor:SindijorPR e Sindijor Norte