28/09/2022

Patrões insistem em diferenciar jornalistas no Paraná em nova negociação da CCT

Foto: Elton F. Cunha Santos
Assembleia para discutir a nova proposta patronal será realizada nesta quinta-feira (29) pelo SindijorPR e Sindijor Norte PR

Diretores do SindijorPR e do Sindijor Norte PR, representantes dos jornalistas profissionais no Paraná, se reuniram com empresários da Comunicação e seus associados em Curitiba na última terça-feira (27). Foi uma Mesa de Negociação para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2022/2023. Depois de muita discussão, uma nova proposta patronal foi feita à categoria para reajuste de salário e, também, para diferenciar jornalistas por meio do congelamento do piso.

Em Mesa de Negociação, os patrões propõem:

-6% de reajuste para profissionais da ativa - sendo 4,5% com aplicação em 1º de setembro e mais 1,5% em novembro (para rádios e TVs) e em janeiro (jornais e revistas);

-Congelamento do piso salarial, aplicando reajuste de 4,5% no valor atual (R$ 3.810,69);

-Se comprometem a manter o restante da redação atual (2021/2022) da CCT e não mais alterar as cláusulas do exercício profissional e a que incorreria em ingerência sobre a atividade sindical.

Em relação à proposta anterior, que havia sido apresentada em 23 de agosto, os patrões "avançaram" no sentido de "aumentar" a oferta de reajuste de 5,5% para 6%. Por outro lado, os empresários da Comunicação insistem em criar um degrau entre a categoria, ao propor que o piso para as novas contratações seja reajustado em somente 4,5%.

Ainda durante a Mesa de Negociação, realizada na sede da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), diretores do SindijorPR e do Sindijor Norte PR alertaram aos patrões sobre a luta histórica dos jornalistas paranaenses no enfrentamento às tentativas de diferenciação da categoria, bem como, no que se refere à imposição de mais perdas - uma vez que os trabalhadores vêm amargando prejuízos sucessivos desde a CCT de 2020.

Os Sindicatos de jornalistas terão Assembleias Permanentes da CCT na quinta-feira (29) para apresentar a proposta dos empresários da Comunicação da CCT 2022/2023. Na oportunidade, além de expor a proposta, as entidades vão manifestar suas posições à categoria e tirar novos encaminhamentos ou propostas dos trabalhadores. As assembleias vão acontecer de maneira independente e oportunizadas por cada uma das entidades, SindijorPR e Sindijor Norte PR, online, por meio do aplicativo Google Meet.

Autor:SindijorPR e Sindijor Norte