11/04/2023

SindijorPR e FENAJ repudiam censura praticada pelo Diário dos Campos contra jornalista

Caso foi denunciado publicamente pelo próprio profissional nesta terça-feira (11/04), depois que a reportagem que produziu sobre um atleta denunciado pelo MPF foi retirada do ar

O SindijorPR e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) vêm a público repudiar a atitude do jornal Diário dos Campos, de Ponta Grossa, que censurou reportagem produzida pelo jornalista Felipe Gustavo Liedmann sobre a contratação pelo Operário Ferroviário Esporte Clube de um atleta denunciado por manipulação de resultados na série B do campeonato brasileiro. O caso foi exposto publicamente pelo próprio jornalista por meio de uma postagem no Twitter na noite desta terça-feira (11/04).

O material produzido pelo jornalista, após trabalho criterioso de apuração, chegou a ser publicado no site do Diário dos Campos e também foi replicado nos perfis da empresa nas redes sociais, mas foi retirado do ar sem qualquer aviso e/ou justificativa. No texto, Liedmann informava sobre a operação ‘Penalidade Máxima’, do Ministério Público Federal (MPF) de Goiás, que denunciou o zagueiro Allan Godói (recém-contratado pelo Operário) por envolvimento em suposto esquema de manipulação de resultado na série B no ano passado.

No Twitter, o jornalista registrou a insatisfação por ser cerceado ao fazer jornalismo. “Não me deram razões para a censura (e nem precisam). Muito provavelmente por pressão de algum patrocinador desses que estão logo abaixo na imagem. É inaceitável que o jornalismo continue se submetendo a esse tipo de situação”, escreveu.

Procurado pelo SindijorPR, Liedmann lamentou por jornalistas não conseguirem trabalhar sem amarras mesmo na cobertura esportiva. “Mais uma vez me senti constrangido por dar uma informação sem qualquer tipo de equívoco”, manifestou. O SindijorPR manifestou solidariedade ao profissional e colocou sua estrutura, inclusive jurídica, à sua disposição.

O Sindicato e a FENAJ esperam que após o lamentável episódio, o Diário dos Campos reveja suas práticas e se retrate e/ou se justifique publicamente a respeito da censura praticada. As entidades também estarão atentas a qualquer tipo de represália contra o jornalista.

Histórico

Não é de hoje que o jornal Diário dos Campos é apontado em denúncias ao SindijorPR. Em 2013, a empresa já demitiu uma diretora do Sindicato, voltando atrás em seguida, além de ter sido denunciada ao Ministério Público do Trabalho (MPT) por terceirizar trabalhadores antes de a medida ter sido irresponsavelmente “autorizada” pelo Supremo Tribunal Federal (STF), além de manter em seu quadro diagramadores que não são remunerados de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos jornalistas paranaenses.

Autor:SindijorPR