12/12/2022

67 jornalistas mortos até agora em 2022: FIJ exige ação imediata

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) renovou seu apelo à comunidade internacional para que tome medidas concretas para proteger a segurança e as liberdades dos jornalistas. No Brasil, a FIJ registrou duas mortes

Na véspera do Dia dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro, a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) divulgou os últimos números registrando 67 assassinatos de jornalistas e trabalhadores da mídia no cumprimento do dever em 2022, contra 47 no ano passado, o que representa uma reversão da tendência de queda registrada nos últimos anos. Dois dos crimes contra jornalistas foram documentados no Brasil. A votação da Convenção da FIJ sobre a Segurança dos Jornalistas pela Assembleia Geral da ONU tornou-se urgente.

A guerra na Ucrânia é responsável por 12 assassinatos de jornalistas, o maior número dos 21 países em que foram registrados incidentes fatais até agora em 2022. Mas o domínio do terror por organizações criminosas no México e a violação da lei e da ordem no Haiti, também contribuíram para o aumento dos assassinatos, com 11 e 6 mortes documentadas, respectivamente.

Na Colômbia, os jornalistas enfrentam um novo surto de violência, que ameaça transformar novamente o país em uma zona de matança para jornalistas e trabalhadores da mídia e inviabilizar as perspectivas de liberdade após o acordo político que pôs fim a décadas de sangrenta guerra civil guerra.

Na região da Ásia-Pacífico, a nova liderança nas Filipinas não tem desistido de ataques mortais contra jornalistas, com 4 assassinatos registrados no primeiro ano da presidência de Ferdinand “Bongbong” Romualdez Marcos Jr. No Paquistão, 5 trabalhadores da mídia perderam a vida na crise política que o país atravessa.

Na região do Oriente Médio e do mundo árabe, os assassinatos de profissionais da mídia passaram dos três documentados no ano passado para os 5 registrados até agora em 2022, entre eles o assassinato do veterano jornalista da Al Jazeera Shireen Abu Akleh, baleado em em plena luz do dia.

Quatro jornalistas foram mortos no Chade e na Somália, o que significa que a África teve o menor número de mortes das cinco regiões na lista de jornalistas mortos da FIJ.

A lista elaborada pela FIJ é encabeçada pela região das Américas (29), Ásia-Pacífico (15), Europa (14), Oriente Médio e Mundo Árabe (5) e África (4).

“O aumento de assassinatos de jornalistas e outros trabalhadores da mídia é motivo de grande preocupação. É também um novo apelo aos governos de todo o mundo para que atuem em defesa do jornalismo, um pilar fundamental da democracia”, disse o secretário-geral da FIJ, Anthony Bellanger. “A inação apenas encorajará aqueles que buscam suprimir o livre fluxo de informações e minar a capacidade das pessoas de responsabilizar seus líderes, inclusive para garantir que aqueles com poder e influência não se interponham no caminho de sociedades abertas”. Chegou a hora de a Assembleia Geral da ONU adotar a Convenção da FIJ sobre a Segurança e Independência dos Jornalistas“.

A lista compilada pela FIJ mostra ainda que a repressão política ressurgiu com força durante 2022 da China à Bielo-Rússia, e do Egito a Hong Kong, passando pelo Irã, Mianmar, Turquia e Rússia, na tentativa de silenciar a mídia e esmagar o protestos pela liberdade. Nesse contexto, os jornalistas estão entre as primeiras vítimas da repressão, com pelo menos 375 jornalistas e profissionais de mídia atualmente presos. Este é um novo recorde de dois anos atrás, quando a FIJ começou a publicar listas de jornalistas presos para marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A China e seus aliados de Hong Kong encabeçam a lista com 84 jornalistas presos, seguidos por Mianmar (64), Turquia (51), Irã (34), Bielorrússia (33), Egito (23), Rússia e Crimeia ocupada (29). Arábia Saudita (11), Iêmen (10), Síria (9) e Índia (7).

“Estes números são desanimadores e lançam sérias dúvidas sobre a vontade política dos governos de enfrentar as graves ameaças à liberdade de imprensa”, acrescentou Bellanger. “O número de jornalistas detidos simplesmente por fazerem seu trabalho zomba das declarações sobre direitos humanos e liberdade de mídia feitas por muitos governos e alardeadas em conferências internacionais. Tais compromissos soam vazios para aqueles que definham na prisão, detidos sem acusação ou base legal . É hora de a comunidade internacional agir para garantir a liberdade de todos os jornalistas detidos ilegalmente”.

Baixe a lista de jornalistas assassinados até o momento em 2022 elaborada pela FIJ

Autor:FENAJ Fonte:Federação Nacional dos Jornalistas