21/05/2021

SindijorPR é reeleito para compor Conselho de Direitos Humanos do Paraná

Assembleia para a escolha dos novos membros do COPED foi realizada por teleconferência no último dia 21

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) está entre as entidades da sociedade civil eleitas para integrar a nova composição do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná (COPED) para o biênio 2021-2023.

A escolha aconteceu nesta quinta-feira (21) em assembleia realizada pela Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf). Participaram da eleição 56 entidades da capital e do interior, que se habilitaram de acordo com o edital publicado pelo órgão.

O COPED tem como principal atribuição a formulação e fiscalização das políticas públicas de proteção dos direitos humanos e da cidadania no Paraná. Possui ainda o dever de encaminhar às autoridades competentes as denúncias e representações que lhe sejam dirigidas, além de estudar e propor soluções de ordem geral para os problemas referentes à defesa dos direitos fundamentais da pessoa humana em âmbito estadual.

A representante do SindijorPR no COPED será a diretora de Relações Institucionais do Sindicato, Waleiska Fernandes. Jornalista especializada em Direitos Humanos, com passagem pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Superior Tribunal de Justiça (STJ), Waleiska também é ativista e pesquisadora de Direitos Humanos e dará prosseguimento à representação que fez do Sindicato no Conselho, no biênio 2019-2021. “Estarmos entre as entidades escolhidas é um reconhecimento do trabalho realizado pelo SindijorPR na defesa dos Direitos Humanos não apenas no COPED, mas em todos os espaços que construímos. Nosso compromisso é interseccional e passa por questões como gênero, raça, sexualidade, educação, pessoas em situação de rua e em privação de liberdade, direitos de crianças e adolescentes e, claro, pelo enfrentamento e denúncia dos ataques sofridos pelos profissionais de imprensa. Liberdade de expressão é um dos pilares fundamentais de uma sociedade democrática”, destaca a conselheira.

Instituído pela Lei 11.070/1995, o COPED é um órgão colegiado integrante da estrutura organizacional da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Estado. O grupo tem caráter permanente, autônomo, deliberativo e paritário, contando com a participação de representantes governamentais e de organizações não governamentais ligadas à defesa dos direitos humanos.

A composição do COPED é de 16 entidades da sociedade civil organizada e 16 de órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

ENTIDADES ELEITAS

· Movimento Nacional da População em Situação de Rua - MNPR