20/10/2016

Jornalistas rejeitam na mesa reposição salarial de 5%

Foto: Flávio Augusto Laginski
Em mais uma mesa de negociação, diretores dos sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) e do Norte do Paraná rejeitaram, nesta quinta-feira (20), a “nova proposta patronal” para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), de 5% de reposição da inflação de 2015/2016.

Os empresários insistem em apresentar um índice abaixo da inflação do período, de 9,83%, e já rejeitado por jornalistas de todo o Estado em assembleias. A proposta de hoje incluía, ainda, parcelamento do retroativo em três vezes e abono de R$ 1,2 mil, além de cláusulas não econômicas, como acesso a redações e licença paternidade de dez dias.

O SindijorPR defendeu na mesa a posição dos jornalistas, aprovada nas assembleias de setembro. “A renovação da CCT precisa respeitar inflação integral. Os jornalistas não aceitarão mais perdas salariais”, reforçou o diretor-presidente do Sindicato, Gustavo Vidal.

Com a negativa na mesa, os representantes dos sindicatos patronais confirmaram que voltarão a se reunir para discutir uma nova proposta. A expectativa é de que em dez dias os empresários definam e comuniquem o agendamento de uma nova rodada de negociação.

A data-base da categoria segue vencida desde maio. Esta é a sétima reunião que acontece entre jornalistas e os sindicatos das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado do Paraná (Sindejor) e das Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado do Paraná (Sert).

“A categoria mostrou até aqui que não está disposta a aceitar perdas após casos intransigentes de demissões sem negociação, em meio à campanha salarial. A nossa luta é por respeito e a data-base é o único mecanismo de valorização. Disso os jornalistas já disseram que não abrem mão”, ressaltou Gustavo Vidal.
Autor:SindijorPR