15/05/2014

Nota oficial: caso de censura em Campo Mourão

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) se posiciona contrário a qualquer ação judicial que implique em censura prévia de jornalistas. A manifestação da entidade questiona a liminar da juíza Gabriela Aranda, da 1ª Vara Cível de Campo Mourão, que proibiu os veículos de comunicação da região de publicarem qualquer conteúdo referente a um vídeo que circula na internet denunciando o presidente da Câmara Municipal da cidade e o vice-prefeito.

O sindicato entende que o discernimento sobre os conteúdos que devem ou não ser noticiados, devem ser de responsabilidade dos jornalistas e não devem ser determinados pela justiça. Entende-se, desta maneira, que os profissionais estão aptos a fazer o julgamento a partir do reconhecimento ético da profissão e que mesmo estes profissionais estão sujeitos a ações judiciais, caso cometam equívocos.

Por outro lado, a entidade também vem a público para manifestar que não apoia manifestações apócrifas ou anônimas que tenham o objetivo de prejudicar a imagem de pessoas, sem que haja investigação e confirmação das acusações realizadas. Com relação à matéria publicada no site do sindicato no dia 30 de abril, é importante ressaltar que se trata de um release assinado por uma jornalista da região e que não condiz necessariamente com a posição do sindicato.
Autor:Diretoria Sindijor