esqueci minha senha / primeiro acesso

ARTIGOS

Autor: Regis Luís Cardoso
20/03/2014

3º De Frente com Jornaldo: Há esperança?

3º De Frente com Jornaldo: Há esperança?

Olá meu caros! Está no ar mais um De Frente com Jornaldo. E começamos o programa parabenizando os atletas jornalistas pela “rodada 100”. O Sindijor lançou o desafio: “será que a segunda rodada passa dos 100 gols?”. E não é que a galera fez bonito dentro de quadra? Foram 127 gols!


Então vamos aí! O papo agora é futsal!


E ao meu lado, sempre ele! Nosso ilustre comentarista! Jornaldo!


“Opa... estamos aí...”...


E aí Jornaldo, parece que os jornalistas gostam de desafios, não é?


Não sei. É?


Claro! Como não? O Sindijor motivou a galera pra fazer mais de 100 gols na segunda rodada e a galera mandou bem... foram 127!


É... pode ser. Mas essa história de motivar a galera é meio relativa.


Não sei. É?


Claro! Como não?


Explique Jornaldo, explique. Tá meio misterioso hoje!


Olha... enigmático é uma das minhas características. Mas a questão que eu me refiro é sobre essa conversa aí de motivação.


Hum... o que é que tem?


Veja... “o Sindijor motivou a galera” a fazer mais gols! É óbvio que todos que vão jogar querem fazer mais gols, é o objetivo do futebol, não é? E é importante que a “galera” responda a isso, não?


Claro...


Pois então... o Sindijor anda motivando a “galera” a fazer outras coisas também.


Por exemplo?


Lembra que a 2ª rodada foi adiada devido ao carnaval e depois ao Congresso dos Jornalistas?


Sim, lembro...


Então... o Sindijor também motivou a “galera” para participarem do Congresso... porém...


Porém o que Jornaldo?


Onde estavam nossos atletas das quadras? Três dias de Congresso e vi somente alguns representantes de equipes. Olha... dos mais de 150 jornalistas que estão jogando... nem 10% participaram de debates destinados justamente aos próprios...


Entendo. Mas onde você está querendo chegar com essa conversa?


Ah! Antes de falar de futsal, só gostaria de dizer que um Congresso destinado aos jornalistas deveria ter mais adesão dos próprios. Como vamos discutir sobre o dia a dia da categoria de forma unificada se os próprios deixam de lado questões em que deveriam participar?


Você está falando num tom um tanto quanto desanimador Jornaldo...


Olha, realmente no sentido participativo, me frustrou a ausência de muitos. Fiquei triste também por esses muitos, pois perderam grandes debates e muita informação. Vamos dizer que o Sindijor marcou um golaço de placa com este evento de alto nível. Muitas vezes é preciso cobrar escanteio e ir cabecear.


Mais alguma coisa sobre esse assunto?


Claro. Vou parafrasear Leminski. “Lembrem-se de Santos Dumont / Sempre haverá quem diga que num país pobre não se pode ter energia nuclear / Antes de resolver o problema da merenda escolar / Errado / Num país pobre / Movido a carro de boi / É preciso pôr o carro na frente dos bois”. É isso, o Sindijor segue a se colocar na linha de frente na defesa dos trabalhadores. Num mercado em que o jornalista é explorado, é preciso colocar o direito do trabalhador na frente da exploração do mesmo.


Boa! E realmente no Congresso havia poucos jornalistas que estão na Copa.


Pouquíssimos. Refugos, Resto do Mundo, Sensacionalistas e Che Garotos, mas não todos os jogadores de cada equipe. Só alguns representantes.


Ponto pra esses que foram não é?


Ponto pra consciência de se ver como trabalhador. Bem mais importante do que “se ver como jogador ou jogadora”.


É, você ficou chateado mesmo ein Jornaldo?


Mais ou menos.


Podemos mudar de assunto então?


Vamos nessa meu jovem.


Bom, já que falamos em ausência, lembrei que aconteceu o primeiro W.O. do torneio! Sabia disso Jornaldo?


Sabia do W.O., mas não sabia da “estreia”. Lamentável.


Pois é, o time da Che Gurias não apareceu!


Pois é... as gurias me decepcionaram. Que contradição não? A galera do Che fugindo da batalha. Não mandaram nem sinal de fumaça explicando a situação. O Ernesto deve ter apagado o seu charuto na testa de tanta decepção.


Por falar em gurias, as meninas deram um show na partida Bandnets x Dasjor/Gazeta não é Jornaldo?


Jogão, jogão. Só digo isso. Até agora a melhor partida. Cinco a quatro, muita disputa dentro de quadra. A Bandnets levou a melhor, mesmo com a partida muito equilibrada. Pra variar as jornalistas dando um show. Já disse várias vezes, pode até parecer repetitivo, mas quero (por favor!) mais equipes femininas nesse torneio. Olha... talvez eu vá pra rua me manifestar sobre... fazer uma campanha...


Ei, aproveitando que você falou em “rua”, nessa 2ª rodada algumas cabeças rolaram!


Verdade. Fontes privilegiadas me informaram que o Sensacionalistas, mesmo ganhando da Arfoc, está em crise.


É mesmo?


Sim. Parece que o atual goleiro da equipe, o popular Roger Campos anunciou sua aposentaria!


Eu ouvi o boato. Mas será que esse fato procede?


Bom, tudo indica que sim. Mesmo a diretoria do atual campeão do torneio esclarecer que o atleta tem contrato a cumprir e se quebrar qualquer cláusula contratual a multa é pesada.


Mas o que não está bem explicado é o motivo, não é?


Parece que o pivô, literalmente, da história, é o artilheiro Valkiller. O jogador marcou contra Campos, que não digeriu muito bem o fato. De qualquer forma, a rivalidade entre os atletas ficou clara e se o jogador irá cumprir contrato ou não, só a 3ª rodada dirá.


Fica aí mais um mistério: será que Roger Campos entre em quadra domingo? O que você acha Jornaldo?


Acho que ele não entra em quadra. Vai amarelar.


Por falar na palavra “amarelar”, que no futebol tem um tom um tanto quanto pejorativo, você viu que teve atleta da Confraria vestindo calção do time do Sensacionalistas. Dizem que tem um motivo pra isso, não é?


Tem. Parece que esse tal jogador não conseguiu se livrar da frustração de não ter passado na peneira do Sensacionalistas. Dizem que ele anda perseguindo os atletas até fora de quadra. Soltando foguete na casa dos jogadores um dia antes da partida. Bom, tudo isso tem explicação: segundo o atual treinador da equipe profissional (que na época cuidava da base), o jogador que anda tendo um conflito de identidade “amarelou” na peneira e não foi aprovado. “O jogador é bom, só precisa lapidar” - palavras do professor, que disse mais: “esse trabalho de lapidação iria levar muito tempo e ninguém tem a vida toda pra formar apenas um atleta”.


Pegaram pesado você não achou?


Acho que sim, mas parece que o jogador renegado gamou! Pois vestiu o calção do Sensacionalistas! O bom é que durante um pouco intervalo de tempo, esqueceu a sensação de rejeitado.


Outro que foi do céu ao inferno foi o goleiro do Refugos.


Esse caso é suspeito. Veja, este atleta é o goleiro mais vazado da competição, esteve na meta na goleada aplicada (Relevo 21 x 4 Refugos) pelo Relevo. Aí, sem mais nem menos, é eleito o craque da partida entre Restos do Mundo e Refugos? Só porque o jogo deu 3 a 3? Só porque era um clássico? Até parece que o Restos do Mundo tem lá um grande ataque. Grande ataque tem o Relevo. É como diz meu psicólogo: “tem que ser bom contra os bons”.


Poxa Jornaldo, um pouco mais de respeito com os atletas né?


Recebo pra falar a verdade. Doa a quem sentir.


Entendo. Bom, caminhamos pra reta final do terceiro De Frente com Jornaldo, tem mais algum destaque?


Gostaria de destacar o poder da experiência.


Como assim?


A cada dia vejo que ganhar cabelos brancos é uma dádiva! Sabe... você acaba conhecendo os atalhos da vida. E a vida imita a arte. E futebol é arte. E arte é com o Sorocaba. Pra quem achava que ele era um ex atleta, amigo! O cara marcou seis gols na partida entre Che Garotos 15 x 4 Jotão. Parece até que será feito um documentário sobre a vida desse jogador; uma película no melhor estilo “Canal 100”. Imperdível!


Isso é papo de bastidores né Jornaldo, ainda não tem nada confirmado.


E pra que serve um comentarista esportivo que não faz fofoquinhas? É só analisar a crônica esportiva curitibana... os caras deixam a Sônia Abrão no chinelo.


Algum elogio hoje meu caro?


Olha... ainda há esperança. Não posso deixar de finalizar parabenizando o jogador... é... confesso que não lembro o nome da criatura! Do time Sem Título; pelo fair play no jogo Sem Título 4 x 6 Catadão. Mesmo com a partida disputada, o jornalista corrigiu uma marcação equivocada da arbitragem, quando avisou ao árbitro que a bola havia desviado nele num lance em que o juizão quase se complicou. Ah... esse é o espírito.


Olha aí, ainda há esperança mesmo!


É... mas não pensem que por causa disso eu estou as mil maravilhas com esses atletas jornalistas aí. Na verdade estou P da vida. Prestem atenção no que eu vou falar agora... você é TRABALHADOR jornalista. Entendeu? Você não se revolta quando um companheiro de time deixa de marcar? Ou quando você perde? Ou quando a arbitragem erra a favor do adversário? Pois é, o Sindicato também se revolta quando os patrões “erram” contra você... e como eles erram! Então vão ficar quanto tempo vendo a arbitragem errar sempre pro mesmo lado? Tchau.


Ok. Tchau.


Fui!


Ok. Tchau. Esse foi mais um De Frente com Jornaldo.


Por Regis Luís Cardoso 

Articulista: Regis Luís Cardoso
.
Gralha Confere TRE