Mais de 90 representantes de sindicatos do setor público e privado e federações de todo o país participaram da reunião nacional no sábado (31/8) para organizar a luta pela revogação das reformas trabalhista, previdenciária e da lei das terceirizações. A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e o Sindicato dos Jornalistas do Paraná (SindijorPR) participaram do encontro online.
A reunião é parte da campanha de luta para exigir do executivo, do congresso e do STF a retomada dos direitos arrancados da classe trabalhadora. Entre os encaminhamentos estão a organização de um calendário de mobilização, a cobrança junto a parlamentares e candidatos, uma carta-manifesto e a participação nas atividades contra o confisco de 14% dos aposentados.
Também estão previstas uma nova reunião online com as entidades; e uma reunião presencial em Brasília (DF) para fazer a entrega da carta-manifesto. Foi ainda formada uma coordenação para organizar os encaminhamentos, com representantes de sete sindicatos de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.
A campanha pela revogação – incluindo a Marcha a Brasília que juntou 20 mil pessoas em maio – inclui dezenas de sindicatos e movimentos de luta de todas as regiões do Brasil. A revogação imediata das reformas é hoje uma pauta central na defesa de tudo aquilo que foi roubado da classe trabalhadora pelos ataques aos direitos estabelecidos na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), a redução das aposentadorias, o aumento da idade mínima e a liberação da terceirização irrestrita, entre outros ataques.