03/11/2022

SindijorPR e FENAJ condenam ataques a equipes de reportagem no Paraná

Desde segunda-feira (31/10) casos de agressão a profissionais de imprensa vêm se multiplicando de forma preocupante em várias regiões do Estado

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vêm a público denunciar e repudiar as agressões contra profissionais de imprensa que estão trabalhando na cobertura dos atos antidemocráticos, com o trancamento ilegal de rodovias, promovidos por bolsonaristas em todo o estado. Ainda nesta quarta-feira (02/11) equipes da TVCI e da CATVE foram atacadas por manifestantes golpistas, no litoral e em Cascavel.

Durante o dia, a repórter Fernanda Xavier e o repórter cinematográfico Paulo Melo da TVCI sofreram agressões verbais e tiveram o veículo de reportagem violado e invadido. Na tentativa de justificar os ataques contra os trabalhadores, manifestantes chegaram a afirmar que a equipe agrediu uma idosa, o que não condiz com a verdade. Este foi o segundo ataque contra uma equipe da emissora.

À noite, a repórter Deborah Evangelista e o repórter cinematográfico Ivancley Carneiro de Deus, da CATVE Comunicação, cobriam a ação dos manifestantes em frente ao 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Cascavel, quando passaram a ser hostilizados e agredidos verbalmente.

Deborah e Ivancley se preparavam para uma entrada ao vivo, quando participantes do protesto golpista chegaram a tocar no equipamento e também empurraram a repórter. Apesar do tumulto, que foi transmitido no momento em que ocorria, policiais militares que estavam no local nada fizeram para conter os ataques. A equipe só conseguiu deixar o local porque alguns integrantes do protesto ajudaram a conter os ânimos dos demais.

Na terça-feira (01/11), em Corbélia, e na segunda-feira (31/10), em Marechal Cândido Rondon, trabalhadores que registravam bloqueios já haviam sido atacados por manifestantes. Dirigentes do Sindicato estão analisando as situações, fazendo contato com os profissionais atacados e orientando-os a registrar as ocorrências junto à Polícia Civil. Outras medidas também já estão sendo estudadas pelo Sindijor, entre elas, notificações às empresas para que evitem expor trabalhadores ao risco sem garantias mínimas de segurança.

A ação dos manifestantes contra os profissionais de imprensa fere a Constituição e a democracia, além de cercear o direito de trabalho dos jornalistas, responsáveis por levar informações credíveis e seguras à população. O SindijorPR e a Fenaj condenam a violência por parte dos integrantes dos protestos, responsabiliza o governo Bolsonaro pelo cerceamento à liberdade de imprensa e cobra das autoridades estaduais e federais ações urgentes e garantias para que os jornalistas possam ter segurança no seu exercício profissional.

Autor:SindijorPR