esqueci minha senha / primeiro acesso

ARTIGOS

Autor: Pedro Carrano
19/07/2019

Por que o Brasil de Fato é indispensável?

O Brasil de Fato Paraná durante o mês de julho lançou a campanha online “Mantenha o Brasil de Fato Paraná nas ruas”. Diante da crise do jornal impresso e também de arrecadação do sindicalismo, nosso principal apoiador, queremos sensibilizar a sociedade sobre a importância de um veículo impresso, que hoje alcança 20 mil cópias semanais, distribuído em terminais de ônibus, nos bairros mais afastados de Curitiba e cidades-polo, nos locais de trabalho de importantes empresas.


Nosso jornal seria dispensável se o Brasil fosse um país onde predominasse a democracia, os direitos populares, os direitos constitucionais e a educação fosse prioridade de investimento. Infelizmente, não é o caso, e por isso achamos que não podemos nos somar à longa lista de jornais que tem fechado as portas, isso porque incentivamos a leitura, a cultura, a reflexão política. Em um país com média de leitura reduzida, não podemos apenas fazer a transição para a leitura em plataformas digitais dispensando o impresso.


Nosso jornal seria dispensável se a sociedade estivesse bem informada sobre os direitos de cada trabalhador e trabalhadora, sobre o que acontece seja numa comunidade como a Flores do Campo, em Londrina, ou mesmo no Bolsão Sabará, no CIC. Infelizmente, essa ainda não é uma realidade e o povo trabalhador precisa a divulgação dos seus anseios e lutas.


Nosso jornal seria dispensável se a cultura em toda a sua diversidade tivesse espaço de divulgação. Se negras e negros, LGBTQI+, trabalhadoras terceirizadas, indígenas, trabalhadores em geral, tivessem seus rostos aparecendo na TV, suas formas de arte divulgadas na rádio, mas sabemos que não é isso que acontece.


Por tudo isso, o Brasil de Fato Paraná conta com sua contribuição. Reduzir um jornal como o nosso neste momento seria um recuo na democracia.


Apoie:


A campanha na plataforma Benfeitoria vai até segunda-feira, dia 22.


www.benfeitoria.com/mantenhaBDFnasruas


*Pedro Carrano e Laís Melo são integrantes do Brasil de Fato Paraná

Articulista: Pedro Carrano
Jornalista no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Curitiba (Sismuc) e diretor-executivo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná.