19/08/2003

Rodrigo Browne volta à Gazeta do Povo

O jornalista Rodrigo Browne, demitido da Gazeta do Povo no início do ano passado, foi reintegrado ao seu posto hoje, 19 de agosto, por decisão da Justiça do Trabalho. A sentença foi dada em 13 de junho, e a reintegração deveria ser feita em no máximo cinco dias, mas a Gazeta não o chamou para reassumir o emprego. Diante da demora, foi necessária ainda uma petição judicial para que a reintegração fosse feita.
“Estou feliz por ser reparada esta injustiça. Eu tinha de entrar pela porta da frente”, afirmou Browne, que começa a trabalhar efetivamente amanhã. Na decisão, o juiz Paulo Henrique Conti, da 12ª Vara da Justiça do Trabalho, entendeu que a dispensa do jornalista foi feita em meio a uma demissão coletiva e que não foram observados os trâmites previstos na convenção trabalhista. Entre outros procedimentos, a empresa deveria dar prioridade à dispensa de pessoas que, previamente consultadas,
demonstrassem interesse na demissão, de aposentados e dos trabalhadores com menor tempo de casa, como explicou o advogado Christian Marcello Mañas.
“É uma vitória para a classe jornalística, pois a Justiça reconheceu que houve desrespeito à convenção coletiva”, afirmou o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná, Ricardo Medeiros. Em 1º de fevereiro de 2001, após o fechamento do Primeira Hora e um remanejamento de trabalhadores com a redação da Gazeta, a RPC dispensou 31 jornalistas, passando por cima dos trâmites acordados na convenção coletiva, que estabelecia que uma empresa com mais de 50 jornalistas não fizesse uma demissão simultânea de mais de 10 jornalistas.

Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 224-9296