30/03/2020

Audiência no MPT discute prevenção ao coronavírus nas redações

O SindijorPR participou de audiência on line com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para tratar de medidas de prevenção ao novo coronavírus nas empresas de comunicação. A audiência, na manhã desta segunda-feira (30), reuniu representantes dos sindicatos patronais de Rádio e TV e de Jornais e Revistas e diretores do Sindicato dos Radialistas do Paraná.

A ideia inicial do procurador Alberto Emiliano de Oliveira foi reforçar a necessidade de ações que garantam a segurança dos trabalhadores. Alberto explicou que recebeu denúncias de profissionais sobre a manutenção de pautas de risco e outras situações onde as empresas ignoraram as recomendações dos órgãos de saúde.

Acompanhado do advogado Christian Mañas, o diretor-presidente do SindijorPR, Gustavo Henrique Vidal, destacou a importância de convencer os empresários sobre a prevenção ao vírus. “Enviamos recomendações às empresas e aos sindicatos para que sigam as precauções para evitar o contágio. Mesmo assim, ainda recebemos denúncias no Estado todo. São empresas que nem mesmo álcool em gel estão disponibilizando para trabalhadores ou não estão dispensando jornalistas que estão no grupo de risco”, relatou.

O SindijorPR solicitou que sejam informadas as empresas associadas aos sindicatos patronais para evitar retrabalho no andamento das denúncias. “Neste momento precisamos agilizar as negociações quanto às medidas de segurança. Muitas empresas podem não ter recebido as recomendações”, explica Gustavo.

Autor:SindijorPR