02/12/2019

Cobre de parlamentares posição contrária à desregulamentação da profissão

A Medida Provisória nº 905 – ou MP Verde Amarela – que altera a legislação trabalhista deve ser discutida no início de fevereiro no Congresso Nacional. Entre outras providências, a medida derruba o registro profissional de jornalista.

Sem registro, não há controle sobre quem é jornalista e torna difícil exigir o cumprimento dos direitos desta categoria, que passará a ser facilmente enquadrada em outras profissões. Assim, pode ser alijada dos seus direitos, como a jornada de 5 horas.A Medida Provisória é um retrocesso inegável para a profissão.Sendo assim, vamos escrever mensagens aos deputados federais e senadores solicitando que não aprovem a MP.

Sugestão de texto:

Assunto: Não à MP 905

Exmos. Senadores e Deputados Federais

Manifesto meu repúdio à Medida Provisória (MP) 905/19 - ou MP Verde Amarela – que altera a legislação trabalhista e deve ser discutida no início de fevereiro no Congresso Nacional. Especialmente para os jornalistas, a medida põe fim à regulamentação profissional - Decreto-Lei 972/1969, que prevê a obrigação de registro para o desempenho da atividade.

A alteração é um duro golpe na categoria, que já havia sofrido com a queda da obrigatoriedade do diploma em 2009.Sem registro, não há controle sobre quem é jornalista e torna difícil exigir o cumprimento dos direitos desta categoria, que passará a ser facilmente enquadrada em outras profissões. Sem falar que a função do jornalista, de tão importante papel social, poderá ser exercida por qualquer pessoa sem noção de técnicas, ética e responsabilidade jornalísticas.Por isso solicito a Vossas Excelências que apoiem o profissional de imprensa de todo o Brasil não aprovando a MP 905/2019 e impedindo que esta medida se torne lei.

(escreva aqui seu nome e RG )(E aqui sua cidade)

Envie mensagem para:

dep.alielmachado@camara.leg.br,