10/12/2012

Anderson Leandro da Silva deixou um grande abismo

Hoje (11) às 19 horas na sede do Sindijor (Rua José Loureiro, 211), acontece uma homenagem ao repórter cinematográfico Anderson Leandro, morto em outubro deste ano. Na ocasião será exposto um quadro em mosaico do artista plástico Javier Guerreiro. Esta é uma iniciativa de várias entidades ligadas a movimentos sindicais e populares. “Os movimentos entenderam que esta obra deve ser lançada no Sindijor devido ao fato do Anderson sempre ter atuado ao lado dos trabalhadores, colocando sua técnica a serviço do social”, explica Pedro Carrano, diretor do Sindijor.
“Agora, ficamos com uma peça faltante neste xadrez da luta popular e sindical no Paraná. Anderson Leandro pensava a necessidade de uma televisão a partir da realidade do movimento sindical e de bairro. Isso era o que ele fazia todos os dias nas reportagens da Quem TV e fez no programa Projeto Popular” – diz trecho do texto que fará parte do mural de homenagem ao profissional.
Anderson Leandro pagou o preço do envolvimento direto na luta por justiça social quando foi atingido no rosto por uma bala de borracha, na cobertura do despejo forçado de seis mil pessoas no bairro Fazendinha (2008), em Curitiba. O repórter cinematográfico deixou um dos maiores acervos em vídeo sobre os movimentos sociais no Paraná.
Javier Guerreiro – é um artista equatoriano que mora em Curitiba faz 22 anos. Tem como característica representar através de mosaicos momentos marcantes das lutas populares e sociais no Paraná.

Por Regis Luís Cardoso
Foto: Joka Madruga