22/03/2004

Sindijor deplora proibição do Atlético-PR a jornalistas da Transamérica

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná lastima profundamente a atitude do Clube Atlético Paranaense, que proibiu a equipe de esportes da Rádio Transamérica de cobrir os jogos do time no Estádio Joaquim Américo. A ordem foi dada ontem por dirigentes do clube, que, de forma prepotente, não admitiram a crítica do jornalista Airton Cordeiro, da equipe de Esportes da Transamérica, ao aumento do valor dos ingressos para os jogos do clube. Na quinta-feira, quando os dirigentes do Atlético iriam à rádio comentar o novo preço dos ingressos, Cordeiro declarou que a medida era “um verdadeiro assalto ao torcedor”. A figura de linguagem facilmente compreensível pelos falantes médios da língua portuguesa não foi assimilada pelo presidente João Fleury, que a tomou em sentido literal. Ele se dirigiu a Airton fazendo ameaças e exigindo uma retratação. Airton se manteve firme, mas os dirigentes não voltaram ao assunto e nos dias seguintes, os repórteres da rádio, ao cobrir os treinos do Atlético, não foram barrados. O impedimento veio apenas no jogo de domingo, contra o União Bandeirantes. Segundo informou o clube, a proibição permanecerá enquanto a rádio não se retratar. De acordo com o jornalista Cristian Toledo, da Transamérica, a rádio pode ir à Justiça para assegurar o direito de trabalho. A arbitrária proibição é um desserviço ao público, que fica privado de mais uma fonte de informação. A intransigência dos diretores do Atlético, que, sem espírito democrático, não admitem a crítica, pune os ouvintes da rádio e impede que os profissionais da imprensa realizem seu trabalho. O Sindijor permanecerá lutando para que a liberdade de opinião e o direito ao trabalho sejam assegurados aos jornalistas. Para isso, já encaminhou um ofício ao clube solicitando explicações sobre o deplorável episódio.

Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 224-9296