25/11/2004

Jornalistas da Gazeta do Iguaçu têm direito assegurado

Na primeira audiência (conciliação) na ação que o Sindijor movia contra o jornal A Gazeta do Iguaçu (Foz do Iguaçu) pelo não-pagamento das duas parcelas da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) aos jornalistas, foi fechado um acordo, para o pagamento do valor devido, já corrigido, em três parcelas. Com isso, os 15 profissionais representados na ação vão poder usufruir seu direito garantido pela convenção coletiva 2003-2004, negociada com as empresas. “É uma importante vitória, que assegura o direito dos trabalhadores, acertado na convenção coletiva. A Justiça fez valer este direito”, afirmou o presidente do Sindijor, Ricardo Medeiros. “Foi negociação difícil, o jornal inicialmente questionou o mérito do pagamento do abono, alegando que ele seria prejudicial ao jornal, embora o sindicato patronal tivesse avalizado a CCT. Depois, o jornal alegou problemas financeiros para efetuar o pagamento. Agora, enfim, o fechamento do acordo reconhece o direito trabalhista dos funcionários de A Gazeta do Iguaçu. O importante na negociação é que foi garantido o pagamento do reajuste pelo atraso do depósito da PLR”, observou Alexandre Palmar, vice-presidente regional do Sindijor. Na quarta-feira, também ocorreu uma audiência de conciliação na Justiça do Trabalho em ação do Sindijor contra a TV Tarobá, de Cascavel, que também não pagou a PLR aos jornalistas. Não houve acordo, e uma nova audiência ficou marcada para 1º de março.

Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 224-9296