05/06/2024

Nota de repúdio ao pedido de prisão da presidente da APP-Sindicato

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná vem a público manifestar veementemente sua repulsa e indignação diante da atitude arbitrária e repressiva do governo estadual, por intermédio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), ao solicitar a prisão da professora Walkiria Mazetto, presidente da APP-Sindicato, e a majoração exorbitante da multa diária contra a entidade representativa dos trabalhadores em educação para R$ 100 mil por dia.

É inaceitável e alarmante a tentativa de criminalização de uma legítima manifestação sindical, como a greve conduzida pela APP-Sindicato, justamente em defesa dos direitos e condições de trabalho dos professores e profissionais da educação no estado. A alegação de supostos atos de violência e invasão de prédios públicos durante o movimento grevista não justifica de forma alguma a desproporcionalidade das medidas repressivas propostas pela PGE.

É importante ressaltar que a greve é um direito constitucional garantido aos trabalhadores, conforme assegurado pela Constituição de 1988, e a tentativa de limitar ou cercear esse direito, sob argumentos questionáveis, é uma afronta aos princípios democráticos e aos direitos fundamentais dos cidadãos.
Ao solicitar a prisão da presidente da APP-Sindicato e aumentar drasticamente a multa diária imposta à entidade, o governo do Paraná demonstra uma postura anti-sindical, ilegal e truculenta, que merece ser repudiada e combatida veementemente por todos os defensores da liberdade sindical e dos direitos trabalhistas.

O SindijorPR solidariza-se com a presidente Walkiria Mazetto, com a APP-Sindicato e com todos os trabalhadores em educação que lutam pela dignidade e valorização de sua profissão, e reitera seu compromisso em defender os princípios da liberdade de expressão, organização sindical e justiça social.

Pedimos às autoridades competentes que reavaliem essa decisão arbitrária e repressiva, e que garantam o respeito aos direitos dos trabalhadores e às liberdades democráticas conquistadas pela sociedade brasileira.

Por um país mais justo e democrático, repudiamos veementemente a criminalização dos movimentos sindicais e exigimos o respeito aos direitos dos trabalhadores!

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná