04/06/2024

SindijorPR defende diploma e valorização da categoria em reunião com prefeito em exercício

Em busca de melhores condições de trabalho, respeito e reconhecimento pela profissão, representantes da diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) se reuniram nesta terça-feira (4/6) com o prefeito de Curitiba em exercício, Herivelto Oliveira. A PEC do Diploma, que restabelece a exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista, e a valorização da categoria foram os principais temas em pauta.

Em tramitação no Congresso Nacional e prestes a ser votada, a PEC do Diploma é vista pela categoria como fundamental para garantir a qualidade do jornalismo e proteger os direitos dos profissionais da área. A diretora executiva do SindijorPR, Silvia Valim, ressaltou a importância da medida: "A PEC do Diploma é essencial para garantir a formação e qualificação dos jornalistas, o que se traduz em um jornalismo mais sério, responsável e comprometido com a verdade".

Além da PEC do Diploma, a reunião também abordou a necessidade de concursos públicos que exijam a formação em jornalismo para os cargos pertinentes à profissão, bem como a observância quanto à carga horária e ao piso salarial estabelecidos na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.

Apoio do prefeito em exercício

O prefeito em exercício, Herivelto Oliveira, que também tem formação em jornalismo, declarou seu apoio à PEC do Diploma e às demais demandas do SindijorPR. Ele reconheceu a importância do jornalismo para a democracia e o compromisso do sindicato com a defesa dos direitos da categoria: "O jornalismo é fundamental para o bom funcionamento da nossa sociedade. É preciso garantir que os profissionais da área sejam valorizados e tenham condições dignas de trabalho."

O diretor de cultura do sindicato, Dary Jr., enfatizou o papel da entidade em promover ações que ampliem a visibilidade da campanha liderada pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) em prol da PEC do Diploma. Ele reiterou o compromisso do sindicato com a defesa dos interesses e dignidade da categoria: "Estamos mobilizando os jornalistas e profissionais de imprensa para que se unam à luta pela valorização da profissão. A PEC do Diploma é um passo importante nesse sentido."

A visita do SindijorPR ao prefeito em exercício ressalta a importância da mobilização dos jornalistas e profissionais de imprensa em busca de melhores condições de trabalho, respeito e reconhecimento pela profissão. O sindicato segue comprometido na defesa dos direitos e interesses da classe jornalística no estado do Paraná.