25/03/2024

Jornalistas da Sanepar decidem por exclusão do banco de horas em Assembleia Sindical

Na última quinta-feira, jornalistas da Sanepar participaram de uma Assembleia Geral Extraordinária conduzida pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR). O encontro, realizado de forma remota, teve como objetivo discutir questões relevantes para a categoria.

Durante a assembleia, os profissionais debateram pautas sobre a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com a Sanepar, que está em trâmite entre todos os sindicatos, com destaque para o tema do banco de horas. Por unanimidade, decidiram pela exclusão das cláusulas relacionadas ao banco de horas do acordo coletivo vigente. A justificativa apontada foi o prejuízo que esse sistema tem causado aos jornalistas, sobrecarregando a equipe quando um profissional folga as horas acumuladas.

Além disso, os jornalistas aprovaram por unanimidade a autorização para que o SindijorPR represente a categoria nas negociações salariais em andamento, bem como para ajuizar Dissídio Coletivo e outras ações em caso de não acordo nas negociações.

Outro ponto discutido e aprovado foi a taxa assistencial/taxa negocial e taxa confederativa, que será descontada dos salários dos jornalistas beneficiados pelas normas coletivas. A Sanepar ficará responsável por descontar 5% em favor do SindijorPR, divididos em duas parcelas.

Por fim, foram compartilhados informes gerais do SindijorPR, incluindo a divulgação do Churrasco do Dia do Jornalista, previsto para acontecer em abril, e a campanha em andamento referente à PEC do Diploma. Também foi destacado o grupo de WhatsApp como principal meio de comunicação entre os jornalistas da Sanepar e o SindijorPR para assuntos relacionados ao ACT.

A assembleia, realizada em 21 de março de 2024, demonstrou a união e a representatividade dos jornalistas da Sanepar na busca por condições de trabalho mais justas e equilibradas.