18/03/2024

Evento do SindijorPR promove conscientização sobre assédio no jornalismo para mulheres

Manifesto contra assédio no jornalismo também está sendo compartilhado entre profissionais da Imprensa e obtendo assinaturas para que protocolos contra assédio sejam implantados nas empresas

Na última quinta-feira, dia 14 de março, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) realizou um evento em referência ao Dia Internacional da Mulher, com foco na conscientização sobre práticas intimidatórias no ambiente de trabalho, especialmente o assédio moral e sexual. A capacitação contou com uma palestra ministrada pela renomada professora e jornalista Danda Coelho, profissional com vasta experiência em comunicação e psicanálise.

Durante sua palestra, Danda Coelho, Doutora em Comunicação e também bacharel em Direito, destacou a importância da educação comportamental em um momento em que a sociedade busca integração. "É crucial entendermos como a legislação respalda a mudança de comportamentos adquiridos socialmente, combatendo brincadeiras vexatórias e práticas de segregação", enfatizou a palestrante, ressaltando a relevância da capacitação oferecida pelo SindijorPR.

A abertura do evento foi realizada pela Procuradora Regional do Ministério Público do Trabalho do Paraná, Mariane Josviak, que enfatizou a importância do combate ao assédio nas relações de trabalho, especialmente no ambiente jornalístico trazendo como exemplo palpável do que podemos aplicar aqui no Brasil, o protocolo de Barcelona “Não é Não”.A Procuradora Mariane também esclareceu que todas as pessoas relacionadas ao mundo do trabalho estão vulneráveis ao assédio, o que inclui aprendizes, estagiárias e estagiários, voluntárias e voluntários e mesmo aquelas que estão buscando uma colocação devido ao desemprego.

“Entre as ações que podem configurar assédio temos expor trabalhadores a constrangimento, contestar a todo momento as decisões de uma trabalhadora ou trabalhador, sobrecarregar funcionários com tarefas, retirar atribuições do trabalhador, espalhar rumores a respeito do funcionário, falar com trabalhadores aos gritos, criticar a vida particular de um trabalhador, ignorar a presença de uma funcionária ou funcionário são alguns exemplos de ações que devem ser combatidas”, ilustra.

Para Silvia Valim, diretora executiva do SindijorPR, promover eventos como esse é essencial para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e inclusivo na prática, com a construção de soluções realmente efetivas e uma rede de apoio fundamental de jornalistas. "Ao abordar temas delicados como o assédio no ambiente de trabalho, estamos não apenas cumprindo nosso papel sindical, mas também promovendo uma cultura de respeito e igualdade. Estamos buscando soluções em um grupo amplo formado por diferentes esferas que nos permitem alcançar mais rapidamente soluções práticas", afirmou Valim, destacando como essas iniciativas contribuem significativamente para melhorias nas relações profissionais.

A diretora de defesa corporativa do SindijorPR, Aline Rios, ressaltou a necessidade de ações concretas para enfrentar o assédio no jornalismo. "Os danosos efeitos da cultura opressiva nas relações de trabalho têm sufocado e adoecido jornalistas e precisa ser combatido. Não podemos ignorar isso, ao contrário, precisamos conscientizar não apenas trabalhadoras e trabalhadores, mas também, representantes das empresas e organizações para a necessidade de enfrentar o assédio como um compromisso pelo trabalho decente e não apenas porque a legislação exige isso”, expõe.

O evento, realizado no Esquina Coworking, contou com transmissão online para ampliar o alcance e a participação.

Ao final do evento, foi apresentado um manifesto que visa combater o assédio no jornalismo. O documento está aberto para assinaturas de profissionais de jornalismo, empresas, organizações e entidades comprometidas com o respeito e a dignidade no ambiente de trabalho.

Se você apoia este manifesto, assine aqui.

Serviço:
Manifesto de combate ao assédios no jornalismo
SindijorPR - www.sindijorpr.org.br