25/01/2024

Alerta Sindijor-PR para cobertura de enchentes

Cobrir enchentes pode ser desafiador e perigoso, especialmente para jornalistas que estão trabalhando sozinhos. Aqui estão algumas recomendações do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) de cuidados para jornalistas que cobrem sozinhos enchentes, visando garantir ao máximo sua segurança:

1. Calçados adequados: Use botas impermeáveis e antiderrapantes para garantir sua segurança ao caminhar em áreas alagadas. Evite riscos de lesões e infecções decorrentes do contato prolongado com água contaminada.2. Roupas apropriadas: Vista-se adequadamente com roupas leves, mas resistentes à água, para garantir conforto durante a cobertura. Considere o uso de roupas de secagem rápida para evitar desconforto prolongado.

3. Kits de primeiros socorros: Mantenha um kit de primeiros socorros à mão com itens básicos, como bandagens, desinfetantes, analgésicos e qualquer medicamento pessoal que você possa precisar.

4. Comunicação constante: Informe colegas ou familiares sobre a sua localização e mantenha uma comunicação constante, seja por meio de celular, rádio ou outros dispositivos, para garantir assistência em caso de emergência.

5. Conhecimento local: Familiarize-se com a área em que está trabalhando. Conheça os pontos de evacuação, os serviços de emergência locais e obtenha informações sobre as condições climáticas e hidrológicas.

6. Hidratação e alimentação adequadas: Mantenha-se hidratado e leve consigo água potável. Tenha também lanches leves e nutritivos para manter seus níveis de energia, pois a cobertura de enchentes pode ser fisicamente exigente.

7. Intervalos regulares: Faça pausas regulares para descansar e avaliar suas condições físicas e mentais. A exaustão pode aumentar os riscos de acidentes e comprometer a qualidade do trabalho jornalístico.

8. Proteção contra insetos e animais: Utilize repelentes contra insetos para se proteger contra picadas que podem transmitir doenças. Esteja ciente da presença de animais selvagens ou animais domésticos abandonados, que podem representar riscos adicionais.

9. Protetor solar: Se estiver trabalhando ao ar livre por longos períodos, aplique protetor solar regularmente para evitar queimaduras solares. A exposição prolongada ao sol pode ser uma preocupação mesmo em ambientes aquáticos.

10. Respeito às autoridades locais: Siga as orientações e instruções das autoridades locais, como equipes de resgate e bombeiros. Eles têm experiência em situações de emergência e podem fornecer informações cruciais para sua segurança.

11. Conscientização ambiental: Esteja ciente dos perigos ambientais, como linhas elétricas submersas, produtos químicos tóxicos ou objetos afiados que possam estar presentes na água. Mantenha distância de áreas perigosas.

12. Atenção à saúde mental: A cobertura de eventos desafiadores pode ser emocionalmente desgastante. Esteja atento à sua saúde mental e busque apoio se necessário. Converse com colegas, amigos ou profissionais de saúde mental.

13. Seguro de saúde e equipamentos de proteção individual (EPI): Certifique-se de que a sua empresa tem um seguro de saúde abrangente que cubra possíveis lesões ou doenças relacionadas à cobertura jornalística em ambientes alagados. Além disso, use Equipamentos de Proteção Individual, como luvas e máscaras, para minimizar os riscos à saúde.

Lembre-se de que a segurança pessoal é a prioridade máxima, e a prevenção é a melhor abordagem ao cobrir eventos desafiadores como enchentes. Em caso de dúvidas, conte com o Sindijor-PR.