26/12/2023

Nota de falecimento de Fernanda Martins

O SindijorPR se solidariza à família da jornalista Fernanda Martins, que morreu nesta terça-feira (26/12) aos 58 anos em decorrência de um câncer. Fernanda foi repórter televisiva e trabalhou em veículos como a RPC TV no Paraná e atualmente estava em Portugal.

O jornalista Herivelto Oliveira, amigo pessoal e ex-colega de trabalho de Fernanda, criou um texto que compartilha com o SindijorPR para publicação em nosso site.

“Se ela pudesse ter escolhido, morreria numa mesa de bar, fumando, rindo e bebendo cerveja, cercada de amigos. O destino quis que a jornalista Fernanda Martins, ou melhor, que a Fer estivesse longe desses amigos na hora de ir embora. Jornalista de primeira linha, daquele tipo que se impunha nas reportagens sérias, e ao mesmo tempo era cativante nas matérias de comportamento, ou de arte. Ela foi uma das primeiras da geração mais antiga a se cansar da TV diária, quem sabe prevendo o que viria. Saiu da televisão e foi passar uns tempos nos Estados Unidos. Voltou para o Brasil e colocou seu talento em campanhas eleitorais em várias cidades e Estados brasileiros. Meio que voltou pra Curitiba, de onde saiu para cuidar de terras da família em Portugal. Não era coisa grande, mas ela quis experimentar o desafio de virar mulher do campo. Foi lá que descobriu que o câncer, que não era novidade na vida dela, tinha voltado. Tentou vários tratamentos até receber o diagnóstico de que não havia mais o que fazer. Mas ela ainda aproveitou com a família a mudança das cores do outono na Europa, uma espécie de último desejo. É difícil encontrar fotos da Fer sozinha... ela estava sempre cercada de amigos, normalmente mandando um papo sério sobre política e televisão. Amigos que agora fazem um brinde a esta pessoa maravilhosa, já cheios de saudade. Não chegou a ver os fogos do Ano Novo, mas partiu, em paz, depois do Natal.”

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) lamenta a perda da jornalista.

Manifestamos nossos sentimentos e nos solidarizamos com familiares e amigos.