A próxima edição da Ronda da Noite é da consciência negra. No mês dedicado ao combate ao racismo, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) levanta a questão com homenagem, informação e música. O evento será realizado no Bek's Bar, em Curitiba, no dia 30 de novembro. A jornalista Fernanda Maria de Castro Paula será homenageada nesta Ronda da Noite.
Pós-graduada em Fotografia e em Artes Plásticas, ela trabalhou como fotojornalista no Governo do Paraná e nos jornais O Estado do Paraná, Correio de Notícias e Gazeta Mercantil. Fernanda documentou as comunidades quilombolas em diferentes obras. Suas imagens já foram exibidas em exposições no Brasil e no exterior. Algumas delas integram o acervo do Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, do Centro Cultural Brasil Espanha, do Museu Paranaense e do Museu Oscar Niemeyer.
A jornalista Aline Reis vai levar exemplares de seu livro-reportagem "Paraná Preto", coescrito com Maria Carolina Scherner. A obra detalha a trajetória do Movimento Negro no Paraná, com histórias de organizações afro-brasileiras de várias regiões do estado.
A trilha sonora da noite terá MPB, samba e soul, cortesia do repórter cinematográfico Dionei Santos, que fará as vezes de DJ.
O já icônico Bek's Bar, identificado com as causas sociais e de gênero, fica na R. Brasílio Itiberê, nº 3645, no bairro Água Verde. O evento começa a partir das 19 horas.
Ronda da Noite
Bek's Bar
30/11 às 19h
Rua Brasílio Itiberê, nº 3645 - Água Verde - Curitiba - PR